Zagueiro (à esquerda), que chega por empréstimo na temporada, foi vice-campeão estadual e campeão da Copa Espírito Santo pelo Real Noroeste - Divulgação/ Macaé Esporte

Emprestado ao clube, Mailson falou sobre identificação dentro de campo com Vladimir. Alvianil Praiano encara o América no próximo domingo, fora de casa

Faltam apenas três dias para a estreia na Seletiva do Campeonato Carioca. O Macaé Esporte encara no domingo (22), o América, fora de casa. Ainda sem pistas sobre o time titular, uma das apostas para esse primeiro confronto é na dupla de zagueiros Mailson e Vladimir.

E o entrosamento entre os dois promete dificultar a vida dos adversários na temporada. Em entrevista ao jornal O DEBATE, Mailson falou sobre o trabalho com o colega e o restante do elenco.

“A minha adaptação com o Vladimir está sendo executada da melhor maneira possível. A gente até comenta que parece que jogamos juntos há muito tempo. Estamos focados, trabalhando com disciplina e humildade, sempre nos cobrando para o melhor de todos. Eu tenho certeza que vamos fazer uma excelente Seletiva para estarmos entre os grandes do Rio”, avalia.

Essa forte ligação entre os dois chegou a ser comentada pelo técnico, Mário Júnior, recentemente. “O Maílson é um zagueiro muito rápido que sabe sair jogando. Ele chegou há pouco tempo mas já está entrosado com o Vladimir”, avaliou na ocasião.

Essa é a primeira vez de Mailson defendendo o Alvianil Praiano. Apesar disso, ele espera que a sua bagagem no futebol capixaba venha para somar junto aos companheiros de time.

“Venho do Real Noroeste por empréstimo. Disputei o estadual, onde fui vice-campeão, e joguei a Copa Espírito Santo, onde fui destaque e pude ajudar a minha equipe a sair com o título em 2019. Espero poder dar o meu melhor aqui também. Trabalhar para, junto com os meus colegas de equipe, conseguir colocar o Macaé na elite do Carioca”, projeta.

Fique por dentro do calendário de jogos

Além do América, no domingo, o Macaé terá mais quatro confrontos difíceis pela frente. No dia 28 de dezembro, ele recebe o Nova Iguaçu no Moacyrzão. Já no dia 4 de janeiro, o Friburguense, campeão da Série B1 esse ano, também em casa.

No dia 8 de janeiro, ele joga fora contra o Americano. Encerrando a Seletiva, no dia 11 de janeiro, o Leão encara a Portuguesa, também no Moacyrzão.

Caso se classifique, o Macaé encara o atual campeão carioca, o Flamengo, na estreia, em casa. Isso se terminar em segundo lugar na preliminar. Caso termine em primeiro, o adversário na Taça Guanabara, primeiro turno do Cariocão – Série A, será o Madureira, fora de casa.

Já na Taça Rio, returno do Cariocão, o primeiro adversário será o Bangu ou o Volta Redonda, caso se classifique em primeiro e segundo, respectivamente.

Como será a Seletiva

Nessa fase, duas das seis equipes brigam para garantir a vaga na elite do futebol carioca. Se o Macaé se classificar, ele encara o Madureira (caso fique em primeiro na Seletiva) ou o Flamengo (terminar em segundo).

O novo regulamento prevê que as semifinais e finais dos turnos serão disputadas em jogo único. O Cariocão será dividido em duas fases. Em 2020 terá a mudança. Na Taça Guanabara, as equipes enfrentam os adversários do grupo oposto. Já na Taça Rio, segundo turno, os times duelam contra os rivais da própria chave.

As quatro agremiações que restarem na Seletiva se encaram no Grupo X, onde três irão para o Grupo Z e a última classificada nessa etapa será rebaixada para a Série B1.