O último sábado (30) foi diferente para cerca de 800 macaenses. Isto porque, às 5h da manhã, teve início a 6ª Peregrinação Mariana, com saída da Paróquia Santo Antônio e destino à Paróquia Nossa Senhora das Neves (sediada no distrito de Córrego do Ouro), em um trajeto total de 36 quilômetros.

O percurso, já conhecido por muitos, congrega as belas paisagens da região serrana e a devoção dos peregrinos, que fazem desta romaria uma oportunidade de vivência comunitária da fé e agradecimento a Maria, por graças alcançadas e intenções particulares.

Tradicional, a peregrinação reuniu pessoas de todas as idades, tendo como principal diferencial a atividade física dirigida primordialmente pela oração e pela fraternidade entre os participantes.

Espelho dessa realidade foram os mais de 25 voluntários que disponibilizaram seus veículos para amparar os caminhantes com água e alimentação. Na Fazenda Airis (trecho que corresponde a 22 km de rota), outro gesto de solidariedade: a doação, por parte dos administradores, de todo o lanche oferecido ao público.

Além disso, a 6ª Peregrinação Mariana contou com o apoio do efetivo da Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, da Secretaria de Saúde e da Unimed Costa do Sol, que ofereceu serviços de ambulância e enfermagem, garantindo a segurança e bem-estar de todos.

A Mobilidade inclusive protagonizou um dos inúmeros momentos de emoção vivenciados: isto porque o agente Cássio, descendo da viatura em que estava, realizou grande parte do caminho a pé, a fim de acompanhar uma senhora de mais de 70 anos que participava da caminhada de fé, até então desacompanhada.

Destaque na chegada à Matriz Paroquial Nossa Senhora das Neves, a equipe de fisioterapeutas voluntários orientou os participantes com alongamento e relaxamento muscular. A partir das 12h também foi servido o almoço, que se estendeu até às 14h.

A peregrinação foi encerrada com a Santa Missa, presidida pelo padre Marcelo Campos, pároco da Nossa Senhora das Neves, e concelebrada pelo padre Gleison Lima, pároco da Santo Antônio.

Após a celebração da Eucaristia, o padre Gleison agradeceu a todos os envolvidos na atividade, desde equipe de organização até os peregrinos, pela bonita demonstração de fé e coragem.

“Quero parabenizar a todos por terem feito o que foi possível. Que esta 6ª Peregrinação Mariana tenha reavivado a nossa fé, porque todo sacrifício feito e oferecido em oração, ganha valor de salvação”, finalizou.