Marvel posiciona Esporte como principal “militância social”

487
Parlamentar macaense defende auxílio aos atletas do município

Vereador estuda pré-candidatura à Alerj para reforçar defesa por incentivos a projetos sociais

Batalha travada desde o primeiro dia de mandato na Câmara de Vereadores, a defesa por incentivos a uma rede de serviços focados em tornar o esporte uma verdadeira política pública capaz de transformar vidas de crianças e de adolescentes, torna-se o motivo ideal para Marvel Maillet (REDE) avaliar a construção de um projeto político novo, focado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

De maneira independente, Marvel promove no plenário do legislativo municipal posicionamentos que visam demonstrar ao poder público da cidade os meios de estabelecer na cidade um sistema eficiente de incentivo ao esporte, que envolve servidores, infraestrutura e integração a projetos sociais que já fazem a diferença na vida de centenas de jovens “resgatados” das facilidades que as ruas oferecem.

“O nosso objetivo é elevar a voz em defesa do esporte como política pública. O nosso olhar não é pontual, apenas para incentivos aos atletas de grande rendimento. Nós queremos demonstrar para o poder público que uma praça limpa, revitalizada é capaz de produzir campeões, com um trabalho dedicado de servidores valorizados e apoiados por uma gestão sensível a todos os detalhes que podem transformar o esporte em um objetivo de vida para crianças e adolescentes”, disse Marvel.

Na primeira fase do segundo ano da atual legislatura da Câmara, Marvel garantiu a aprovação de um projeto de lei que torna a Capoeira um Patrimônio Imaterial do município. Na visão do parlamentar, a legislação também ajuda a costurar ações que possam fortalecer essa política pública.

“A legislação estabelece os parâmetros necessários para transformar, em regras, medidas que possam fortalecer o esporte. A Capoeira está na base da nossa cultura, além de ser uma atividade amplamente praticada em Macaé, com mestres e rodas tradicionais. Assim como esta luta, queremos chamar a atenção para a importância de todas as atividades que podem resgatar crianças e adolescentes das ruas e da criminalidade. Isso, para mim, é muito além de ação política. É meta de vida”, apontou o vereador.

De fora do plenário, o vereador faz questão de participar das atividades promovidas por projetos sociais ligados ao esporte que, para ele, é o principal exemplo de como a força de vontade e a paixão podem contribuir com uma sociedade melhor.

“Acredito muito que a representatividade política tem o potencial de fortalecer esses projetos. Mas é preciso batalhar muito, já que os governos não possuem um olhar sensível voltado a esses projetos. Nós queremos dar voz aos profissionais que se dedicam a repassar os seus ensinamentos para crianças e adolescentes que desejam se tornar campeões. Por isso nós concorremos a uma vaga na Câmara e hoje pensamos em ampliar, para a Alerj, essa militância”, defendeu Marvel.

Vale destacar também a ação promovida pelo vereador em defesa do novo edital do Bolsa Atleta, programa que auxilia grandes nomes da cidade em campeonatos regionais e nacionais. “O poder público precisa ampliar o incentivo ao esporte, e não cortar vitórias que foram conquistadas pela categoria ao longo dos últimos anos”, disse.