Dmytro Kuleba deu declarações sobre reunião entre presidente brasileiro e Zelensky

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, cometeu um equívoco ao se referir ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante sua coletiva de imprensa sobre o encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta quarta-feira (20). Após retificar o nome, Kuleba expressou gratidão pelos esforços de Lula em prol de uma abordagem pacífica para resolver o conflito na Ucrânia.

“Nós apreciamos a decisão do presidente Putin, oh, Lula. Nós continuaremos coordenando reuniões em torno de um caminho pela paz conforme proposto pelo presidente Zelensky”, declarou Kuleba aos jornalistas em Nova Iorque. Segundo o ministro, a reunião foi considerada “importante”, marcada pela sinceridade e permitiu que os presidentes compreendessem melhor as respectivas posições.

Este encontro entre Lula e Volodymyr Zelensky, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi um marco diplomático significativo, reforçando os esforços para buscar soluções pacíficas em meio à complexa situação na Ucrânia.