Faltando menos de um mês para a definição de candidatos, quadro eleitoral da cidade aponta crescimento
Faltando pouco menos de um mês para o início das convenções partidárias, os mais de 160 mil eleitores macaenses aptos a participar da escolha dos novos quadros dos poderes Executivo e Legislativo do Estado e da União, já podem começar a avaliar bem os nomes que começam a surgir no cenário político local.
De acordo com o Calendário Eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir do dia 20 de julho os partidos políticos podem definir alianças e anunciar os candidatos que irão passar pelo crivo das urnas. A escolha pode ser realizada até o dia 5 de agosto.
Atualmente, nomes surgem de dentro da Câmara de Vereadores como pré-candidatos com intenções de disputar vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). São eles Luiz Fernando (PTC), Marcel Silvano (PT) e Marvel Maillet (REDE), que integram o grupo de resistência ao governo municipal, além de Guto Garcia (MDB), Val Barbeiro (PHS) e Cesinha (PROS) do lado da situação.
Esses nomes já começam a ser avaliados pelo novo perfil do eleitorado de Macaé, apto a participar da definição dos novos representantes dos governos federal e estadual, além da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) no pleito que ocorrerá em outubro.
De acordo com a Estatística do Eleitorado, produzida pelo TSE, mais de 5 mil novos eleitores foram cadastrados pelos Cartórios da 109ª e 254ª Zonas Eleitorais da cidade. O número representa o segundo maior percentual de crescimento de pessoas aptas a votar na região.
Segundo o TSE, mais de 160,5 mil pessoas poderão ir as urnas da cidade em outubro, o que representa também o segundo maior quadro eleitoral da região Norte Fluminense.