5ª Mostra de Danças Urbanas acontecerá em outubro

0
370
Evento, que acontecerá no Teatro Municipal, será aberto ao público

Evento promovido pelo projeto Geração Pró Street (GPS) será nos dias 26 e 27

Da intenção de usar a dança como uma importante ferramenta de transformação social, nasceu o projeto Geração Pró Street (GPS). Há quase uma década, a iniciativa vem resgatando crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade Social do mundo do tráfico de drogas na Capital do Petróleo.

Buscando arrecadar recursos, o projeto vai realizar, no próximo mês, a 5° Mostra de Danças Urbanas. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, às 19h30, no Teatro Municipal de Macaé.

A 5ª Mostra é voltada para os alunos do projeto social e alguns grupos convidados. O público pode marcar presença para prestigiar. O valor da entrada será de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Os ingressos serão vendidos no Teatro Municipal e na Praça da Ampra, no Parque Aeroporto.

Segundo a organização, o valor arrecadado será utilizado para a compra de uma câmera filmadora com o intuito de registrar todos os momentos e apresentações com boa qualidade. Mais informações podem ser obtidas com o professor e responsável pelo evento, Pedro Lopes, através do telefone: (22) 99946-2141.

Projeto promove a inclusão há quase uma década

Apesar do grande papel que desenvolve no município há nove anos, até hoje o projeto luta para conseguir um patrocínio. Sem apoio, inclusive, do poder público, o GPS vem buscando alternativas para manter as despesas com as aulas, que acontecem no Parque Aeroporto.

Todo o dinheiro arrecadado é investido para o próprio grupo, com a finalidade de compras de materiais e equipamentos, como: galão de água, copo descartável, papel higiênico, notebook, aparelhagem de som e iluminação, camisas e figurinos.

Além disso, o recurso também serve para custear as participações em eventos e festivais dentro e fora do município. Atualmente todas as despesas são divididas entre professores, pais e alunos.

O grupo já participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Entre eles estão o Festival “Internacional de Dança de Rua”, em Joivinlle, Santa Catarina, o Festival Internacional “MACDANCE”, em São Paulo (SP), e o Festival Internacional “CBDD”, no Rio de Janeiro.
O projeto se destacou nesses festivais, recebendo premiações em grande parte deles. Recentemente eles participaram do 15º Festival Nacional de Dança de Cabo Frio de 2018, aonde conquistaram o terceiro lugar na categoria “Avançado”.

Para quem tem interesse em conhecer o projeto, as aulas são realizadas na Praça da Ampra, todas às terças e quintas-feiras, das 19:00 às 23:00, sendo dividido os horários de acordo com a faixa etária. Atualmente são cerca de 90 alunos, incluindo crianças, adolescentes e adultos.