Munidos de bandeiras do Brasil e cartazes, os participantes defenderam a liberdade de expressão e criticaram as decisões recentes de Moraes, que incluíram o bloqueio de contas em redes sociais.

Um grupo de brasileiros realizou um protesto nesta sexta (26) em Londres, em frente ao luxuoso hotel The Peninsula, onde ocorria o 1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias. Os cerca de 25 manifestantes expressaram repúdio às medidas de censura atribuídas ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, e pediram seu impeachment. O evento contou com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e membros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Munidos de bandeiras do Brasil e cartazes, os participantes defenderam a liberdade de expressão e criticaram as decisões recentes de Moraes, que incluíram o bloqueio de contas em redes sociais. O ministro foi rotulado de “ditador” em falas apoiadas pelo empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e da Tesla, que criticou publicamente o magistrado.

O fórum, uma iniciativa do Grupo Voto, da cientista política Karim Miskulin, e patrocinado pelo empresário Alberto Leite, fã de Musk, contou também com a presença de figuras do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministros de Estado e outras autoridades. Visava promover um diálogo construtivo sobre o progresso do Brasil.

O evento e os protestos ganharam mais visibilidade internacional após um relatório da Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA criticar as ações do governo brasileiro como formas de censura. Musk, alinhando-se com os manifestantes, declarou recentemente que Moraes seria “inimigo do povo e, portanto, da democracia”.

Por portal Novo Norte