“Não viajem para a Rússia ou para a Ucrânia”, diz a nota

Foi solicitado pela embaixada dos Estados Unidos em Minsk que o território bielorrusso fosse imediatamente deixado pelos cidadãos americanos, conforme indicado em um comunicado divulgado no site da embaixada. A recomendação é para que os cidadãos americanos que se encontram em Belarus abandonem o país com urgência, de acordo com o comunicado.

É lembrado por Washington que a recente suspensão de atividades em dois postos fronteiriços entre Belarus e Lituânia foi realizada pelo governo lituano, e apenas quatro outros pontos fronteiriços permanecem em operação. No entanto, é advertido que os governos de Polônia, Lituânia e Letônia indicaram a possibilidade de fechar mais postos fronteiriços com Belarus.

Diante desse cenário, a consideração de deixar Belarus por meio das passagens fronteiriças abertas com a Letônia e a Lituânia, ou por via aérea, é solicitada pela embaixada. Observa-se também que os cidadãos americanos estão impossibilitados de entrar na Polônia a partir de Belarus por via terrestre e que viagens para Rússia ou Ucrânia não devem ser realizadas.

A embaixada ressalta que sua capacidade de prestar assistência aos americanos em Belarus encontra-se atualmente limitada. A decisão da Lituânia na semana passada de fechar dois postos fronteiriços com Belarus é atribuída à presença de mercenários do Grupo Wagner no país vizinho, o que, segundo a imprensa lituana, poderá representar um passo inicial rumo ao fechamento total da fronteira com Belarus.