A decisão foi uma resposta ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) de sexta-feira passada (1º), para apurar alegações de “rachadinha” envolvendo o parlamentar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, autorizou nesta segunda (4) uma investigação contra o deputado André Janones (Avante-MG). A decisão foi uma resposta ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) de sexta-feira passada (1º), para apurar alegações de “rachadinha” envolvendo o parlamentar. Além de Janones, a investigação também convoca atuais e ex-assessores do deputado para depoimentos.

A investigação surgiu após ex-funcionários do gabinete de Janones acusarem o deputado de práticas ilícitas, incluindo a devolução de partes de salários para cobrir despesas pessoais do parlamentar. Áudios que corroboram essas acusações foram divulgados, intensificando as suspeitas.

Luiz Fux, ao autorizar o inquérito, enfatizou a necessidade de esclarecer os fatos devido ao foro privilegiado do deputado. Em sua decisão, Fux ressaltou a importância de investigar as alegações para determinar a realidade dos acontecimentos e esclarecer se houve crime contra a administração pública. Caso seja comprovado, Janones pode enfrentar a perda de seu mandato.