Solicitada prorrogação de vida útil de veículos do transporte escolar

2
704
Requerimento aprovado é de autoria do vereador Julinho do Aeroporto

Exigência atual é de dez anos. Solicitação amplia para até 20 anos o prazo de vida útil de veículos

A Câmara Municipal de Macaé aprovou na última quarta-feira (15) o Requerimento 484/2018, sondando a prefeitura sobre a possibilidade de ampliar para até 20 anos o prazo de vida útil de veículos que realizam transporte escolar. Segundo a proposição de Júlio César de Barros (MDB), o Julinho do Aeroporto, a exigência atual é de dez anos.

“Pedimos essa ampliação para que as pessoas possam se organizar melhor na compra de novos automóveis, neste período de crise econômica”, justificou o autor.

Welberth Rezende (PPS) apoiou a proposta. “Constatei essa dificuldade em conversa com motoristas. Falei com o secretário de Mobilidade Urbana (Carlos Oliveira) a respeito. Terei outra reunião com ele nesta semana e convido o vereador Julinho para irmos juntos”.

Nilton César Pereira (PROS), o Cesinha, participou do debate. “Concordo que o prazo seja prorrogado e defendo que a Mobilidade pare de cobrar as taxas relativas ao estado dos carros, já que ela não está realizando de fato a fiscalização”.

O vereador Maxwell Vaz (SD) concordou: “Também tenho visto que nem as inspeções municipais nem as vistorias do Detran estão sendo realizadas”. Ele disse que o tema está sendo discutido no Senado e na Câmara. “Parece-me que na esfera federal estão querendo fixar o prazo em dez anos”.

Maxwell fez um apelo para que os condutores zelem pelas condições dos automóveis a fim de preservar a segurança dos estudantes. O vereador defendeu ainda a retirada da caracterização de “Escolar” dos veículos que não mais realizam o serviço.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabens pela proposta apresentada , no momento que vivemos no país estamos praticamente sem condição de trabalhar com transporte escolar devido a crise a qual nos leva ao fundo do poço. Essa prorrogação será uma forma de respiramos se organizando dentro da crise que atravessamo, haja visto que existem uma gama de veículo com mais de dez anos de uso em ótimo estado de conservacao. Quanto a seguranca , mudanças , avanço de tecnologia, e exegencia de meio ambiente , existem as leis federais ,estaduais e municipais. Onde caberar os órgão
    competente para exigir as adequações quando necessário.

  2. Esta prorrogação será ruim para a segurança do transporte dos alunos, meio ambiente. Em 10 anos evolui se muito em tecnologia e exigências ambientais para os veículos. O estado pode facilitar com a diminuição dos impostos, diminuição da burocracia para ajudar no “organizar melhor na compra de novos automóveis”

Comments are closed.