Obra é um projeto do SAAE que foi aprovado pelo Consórcio Lagos São João
A Prefeitura de Rio das Ostras vem investindo em melhorias em diversas localidades, inclusive nas mais distantes. É o caso de Rocha Leão que passa por mais uma intervenção importante, que é a obra de extensão da rede coletora de esgoto realizada na Rua F e em trecho da Rua Isolina Almeida, que corresponde a aproximadamente 870 metros.
Na última terça-feira (30), o prefeito Marcelino Borba esteve acompanhando a obra, que foi iniciada graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João. O projeto é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Rio das Ostras, autarquia municipal que acompanha diretamente a obra em Rocha Leão.
De acordo com o prefeito Marcelino, a parceria foi de suma importância para este investimento e que este é o pontapé inicial para novas obras de saneamento que devem se estender por várias localidades do Município, como Chácara Mariléa, Recanto e outras.
“O saneamento é fundamental para saúde e melhor qualidade de vida de toda população. Firmar essa parceria foi muito importante nesse processo e junto ao SAAE, vamos trabalhar com o Consórcio Intermunicipal e na busca de verba em Brasília. A ideia é realizar obras de no mínimo 20 quilômetros de saneamento”, destacou.
PARCERIA
A secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad, também esteve em Rocha Leão e explicou que o Consórcio abrange 13 municípios, incluindo Rio das Ostras, que atuam como administradores dos comitês de bacias hidrográficas, visando fortalecer a gestão compartilhada do meio ambiente.
Ela informou ainda que estes comitês recebem recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e 70% deles são para saneamento básico. “Essa obra é um marco para o Comitê Macaé que foi o primeiro a conseguir captar recursos depois da apresentação do projeto desenvolvido pelo SAAE aqui em Rocha Leão. Estaremos fiscalizando juntos e aguardamos que Rio das Ostras apresentem outros bons projetos como este”, acrescentou Adriana.
PROJETO
Segundo o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras, Alexandre Beleza, esta intervenção tem como finalidade atender a população que, atualmente, não contava com este tipo de estrutura. Trata-se de uma obra de grande relevância, pois atua com duas vertentes: qualidade de vida e em relação a contaminação ambiental.
“Esta obra é motivo de muita satisfação para toda a equipe do SAAE, pois irá contribuir para uma melhor qualidade de vida aos moradores contemplados, além de impactar positivamente no meio ambiente com a adequada disposição dos efluentes sanitários gerados pelos imóveis que serão atendidos por esta obra”, completou Alexandre.