Lista será publicada no Diário Oficial na próxima quinta-feira, após candidatos impugnados serem notificados na última semana
A população macaense vai precisar esperar até a próxima quinta-feira (31) para conhecer os 15 conselheiros tutelares e suplentes eleitos, que vão ocupar os três pontos de atendimento espalhados pela cidade.
A demora para a divulgação do resultado oficial da eleição se deve ao grande número de denúncias apresentadas tanto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), como ao Ministério Público do Estado (MP).
O segundo ranking parcial foi divulgado na última quarta-feira (23) apresentado pelo CMDDCA, mas um problema em uma das urnas impediu a divulgação do resultado oficial que deveria ser divulgado no último dia 7.
Na última quarta-feira (24), foram divulgados a lista de contagem de votos e cinco (5) candidatos impugnados, que tiveram até o último sábado (26) prazo para recorrer o recurso.
Ao longo de todo processo eleitoral, o CMDDCA recebeu uma enxurrada de denúncias envolvendo problemas na atuação de candidatos, como boca de urna e compra de voto, além de relatos sobre a organização da eleição. Alguns eleitores enfrentaram problemas como, pouca seção eleitoral, lotação, votos duplicados e confusão dentro da escola.
Segundo a Comissão Eleitoral do (CMDDCA), todas as denúncias que chegam ao órgão são comunicadas aos candidatos envolvidos naquele fato. Após a comunicação, o candidato precisa entrar em contato com o Conselho para tomar conhecimento sobre a denúncia. A partir daí ele tem 48 horas para apresentar a sua defesa.
Caso o candidato não envie sua defesa, a Comissão Eleitoral se reúne, analisa a materialidade das provas e encaminha a decisão para o Ministério Público.
O início da capacitação obrigatória dos Conselheiros Tutelares Titulares e Suplentes será divulgado a partir do dia 9 de dezembro, no Diário Oficial. Já a posse dos conselheiros será no dia 10 de janeiro do ano que vem.