A decisão, segundo Trump, visa “unificar” o Partido Republicano, enquanto os legisladores buscam um substituto para Kevin McCarthy, destituído na terça-feira

Donald Trump surpreendeu o cenário político norte-americano ao afirmar à Fox News Digital, na última quinta-feira, sua disposição para assumir temporariamente a presidência da Câmara dos Deputados. A decisão, segundo Trump, visa “unificar” o Partido Republicano, enquanto os legisladores buscam um substituto para Kevin McCarthy, destituído na terça-feira. O ex-presidente, que é considerado o principal candidato republicano para as eleições presidenciais de 2024, havia inicialmente rejeitado os convites para concentrar-se em sua campanha, mas agora está disposto a ocupar o cargo por um período de “30, 60 ou 90 dias”.

No entanto, em uma entrevista anterior fora do tribunal de Nova York, onde enfrenta um processo de fraude empresarial, Trump havia negado interesse em combinar a função legislativa com sua campanha eleitoral, destacando que seu único foco é se tornar presidente novamente. Após a destituição de McCarthy, alguns deputados republicanos, como Troy Nehls e Marjorie Taylor Greene, manifestaram publicamente seu apoio a Trump como o nome ideal para a presidência da Câmara.

A decisão de Trump de considerar a presidência da Câmara ocorre em meio a um cenário político conturbado, com a Casa paralisada até a escolha de um sucessor para McCarthy. A Constituição americana permite que um não-membro eleito da Casa assuma o cargo, mas a falta de precedentes levanta dúvidas sobre como seria o processo. Enquanto isso, o deputado Patrick McHenry, da Carolina do Norte, assume como interino. A incerteza paira sobre o futuro do Partido Republicano e do Congresso, com pouco mais de 40 dias para evitar uma possível paralisação do governo.