O encontro virtual com a petroleira acontece na próxima segunda-feira (05)

Acontece na próxima segunda-feira (05), a partir das 18h, a Webinar sobre a importância da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) para o sucesso do REMAR. Com a participação do CEO da Petroleira Ouro Negro, Eduardo Costa, o encontro virtual será por meio do canal do YouTube https://lnkd.in/eWzFFRB.

De acordo com o Perfil da empresa no LinkedIn, Costa aponta para a necessidade das verbas obrigatórias de investimentos em P,D&I por parte das operadoras, definidas nas diversas modalidades de contratos produção de petróleo pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), também ter uma ênfase para viabilizar a produção de campos maduros e de produção marginais no mar.

Pela leitura das palavras do representante da alta administração da Petroleira, que tem forte atuação na geração de soluções que potencializam o core business da indústria, os investimentos obrigatórios em P,D&I não podem estar totalmente concentrados na produção do pré-sal no Brasil. Essa estratégia vem obtendo ressonância em diversos meios e organizações voltadas para o desenvolvimento da indústria do petróleo no país.

Segundo o outro palestrante do evento, Mauro Destri, CEO da Destri Consulting e ex-gerente da Petrobras, o REMAR deverá ter necessariamente uma forte relação com os processos de P,D&I. O desenvolvimento de novas cadeias de suprimento locais, assim como a mobilização de instrumentos que facilitem o acesso de pequenas e médias empresas fornecedoras as tecnologias mais modernas e adaptadas às necessidades de campos maduros e marginais offshore, dependerá fortemente de conhecimentos e inovações geradas pela integração entre instituições de ciência e tecnologia e empresas de todos os portes, aponta o Consultor.

O evento, que acontecerá pela internet com transmissão pelo canal do YouTube, será o segundo de uma série desenvolvida pelo movimento P,D&I no Brasil, organizado por representantes de diversos Capítulos Estudantis da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE).

O tema se configura de extrema importância para revitalizar a produção de campos maduros no mar, em especial para ampliar o retorno de investimentos em Macaé e Região. O evento vem despertando muito interesse e é grande a expectativa de toda a cadeia de fornecedores local, assim como de diversos agentes públicos dos municípios produtores e do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista a recuperação fiscal com manutenção da arrecadação de tributos e royalties, principalmente devido a extensão da vida útil dos campos e unidades de produção.

Essa edição terá como Madrinha a Presidente do Capítulo Estudantil da SPE da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Larissa Almeida, com os interlocutores Flávia Bendelá, Fundadora do Distrito de Inovação e Sustentabilidade (DIS), em conjunto com Diretor de Projetos e Eventos do Capítulo da UFS, Felipe Reis e Silva.

Sobre o REMAR

O REMAR é um termo criado pelo CEO da Destri Consulting, consultor em O&G Mauro Destri, que poderá se tornar um programa governamental com objetivo de recolocar as províncias petrolíferas marítimas que tem campos considerados em fase madura de produção, assim como os de produção marginais no cenário de novos grandes investimentos pela indústria do petróleo.