Carlos Pinto de Carvalho, carinhosamente conhecido dos mais íntimos como Penetra - Arquivo Jornal O Debate

Antônio Carlos Pinto de Carvalho foi chefe da Inspetoria de Rendas e Secretário Municipal de Fazenda no governo Alcides Ramos

Os macaenses mais antigos e os radicados na cidade há mais tempo receberam com tristeza a notícia do falecimento do advogado Antônio Carlos Pinto de Carvalho, carinhosamente conhecido dos mais íntimos como Penetra, que completaria 88 anos no próximo dia 12 de outubro.
Antônio Carlos teve uma carreira brilhante, era amigo pessoal do ex-prefeito e deputado Cláudio Moacyr que o indicou para chefiar a Inspetoria Estadual de Rendas. Posteriormente, indicado também como Secretário Municipal de Fazenda na gestão de Alcides Ramos, quando a Petrobras começava a sediar suas unidades e empresas multinacionais de apoio em Macaé, ele conseguiu elaborar legislação para que os impostos devidos à prefeitura fossem descontados pela empresa no pagamento da fatura do contrato.

Antônio Carlos teve uma carreira brilhante, era amigo pessoal do ex-prefeito e deputado Cláudio Moacyr – Arquivo jornal O Debate

Embora discreto, ele atuava politicamente chegando a ser membro do então Movimento Democrático Brasileiro-MDB, e candidato a vereador mas não foi eleito.
Amante do esporte, foi membro da Liga Macaense de Desportos – LMD, e fazia cobertura jornalística dos eventos, assinando coluna no jornal O DEBATE durante muitos anos, registrando com fotografias as ilustrações das matérias.

Em 1996, assumiu a presidência da Fundação Educacional Luiz Reid, mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé, tendo como Diretora Executiva Marcia Franco de Azevedo, e Elizabeth de Azevedo Ramos como Tesoureira, apoiado por um trabalho de ações dinâmicas marcando com um significativo evento quando a Fafima completou 40 anos.

Em 2015, afastado por motivos de saúde, Antônio Carlos foi substituído no cargo na Fundação Luiz Reid pelo vice-presidente advogado Edson Galassi Neves, que dá continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido para manter a instituição.

Natural de Itaperuna, Antônio Carlos Pinto de Carvalho se tornou Cidadão Macaense Honorário, título concedido pela Câmara Municipal de Macaé.
Com mal de Alzheimer, ao anoitecer de quinta-feira passada saiu de casa para fazer exames e acabou falecendo. Ele deixa viúva, quatro filhos, genros, netos e bisnetos.

Seu corpo foi velado no Cemitério Memorial da Igualdade, onde houve o sepultamento na sexta-feira (02}.