A dona Raposa passeava pela floresta. Estava feliz. Tinha dormido bem e tomado um bom café da manhã. Para aproveitar o dia de sol, foi dar uma voltinha sem compromisso. Enquanto andava, ouviu um barulho estranho. Parou. Prestou atenção. Foi em direção ao barulho que a preocupava.
Olhou e viu então o porco do mato muito ocupado. Ele afiava os dentes caninos no tronco de uma árvore seca no chão. Olhando muito atenta, surpresa, a raposa perguntou pra ele:
“Por que você afia os dentes?” De cabeça baixa, ele fala: “Assim fico mais seguro”. E continuando a responder, disse: “Estou afiando os dentes por prevenção. Se acontecer de qualquer animal vir para cima de mim me atacar, tenho como me defender. A minha arma é essa, tenho que ficar bem preparado. Sou um animal prevenido”. E assim continuou por horas….
O caso de Conrado foi parecido com a do porco do mato. Ele adora ler. Gosta muito, muito mesmo de conhecer o universo dos animais. Ele se interessa demais por todo tipo de répteis, mamíferos, aves, insetos e tudo do reino animal e faz com prazer. Outro dia, Serginho viu o irmão Conrado lendo um livro sobre a biografia de alguns heróis. Estranhou. Então o irmão retrucou: “Por que está surpreso? Eu preciso me informar sobre outros assuntos. A vida não é feita só de animais”, explicou o garoto esperto. Serginho entendeu.
Moral: Todas as pessoas que leem sobre variados assuntos sempre estão preparadas para os desafios do mundo moderno!!!