Os professores Rodrigo Nunes da Fonseca e Magdalena Nascimento falaram sobre ciência e medicamentos, respectivamente - Divulgação/ Nupem - UFRJ

Encontro aconteceu no mês passado na EMEF Professor Quirino Carneiro Rennó. Os professores Rodrigo Nunes da Fonseca e Magdalena Nascimento conversaram com cerca de 230 pessoas

Considerado referência para todo o Estado do Rio, e também para o Brasil, o instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem/UFRJ marcou presença no mês passado em São Paulo (SP) para apresentar palestras em uma escola da rede municipal.

Os professores Rodrigo Nunes da Fonseca e Magdalena Nascimento se apresentaram para cerca de 230 pessoas, entre estudantes, seus pais ou responsáveis e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Quirino Carneiro Rennó, na Vila São Geraldo, na Zona Leste da capital paulista.

Na palestra “Medicamento: o que você precisa saber para fazer seu uso correto”, Magdalena abordou assuntos relacionados ao risco da automedicação, importância da adesão à terapia medicamentosa em doenças crônicas, a importância das vacinas na prevenção de doenças, a importância dos genéricos para o acesso ao tratamento e os problemas relacionados ao uso excessivo de medicamentos e resistência antimicrobiana, assim como o descarte correto dos medicamentos e pontos de coleta, entre outros assuntos.

Já Rodrigo apresentou a palestra “Grandes cientistas brasileiros e como sua história vem mudando a sociedade brasileira”, onde ele apresentou a pesquisa realizada pela cientista Johanna Döbereiner e a importância de sua descoberta para o programa brasileiro de melhoramento de soja, permitindo a eliminação dos adubos nitrogenados na cultura de soja rendendo assim uma economia anual de mais de 2 bilhões de dólares para o Brasil. Além disso, ele apresentou as pesquisas e os projetos extensionistas realizados pelo NUPEM, que envolvem a comunidade local e a inserção social e científica no município de Macaé, entre outros assuntos.

O evento proporcionou um espaço de diálogo, de interação e trocas de saberes com os pais, responsáveis e alunos do nono ano, como também, com os professores da escola com o objetivo de promover e apoiar a divulgação científica e potencializar as ações do Nupem.

Abertura com apresentação dos estudantes

Na abertura do evento os alunos do nono ano apresentaram a peça musical intitulada “Romeu e Julieta” e os alunos desempenharam seus papéis de forma brilhante, orientados pela professora Veronice Veronezi, da disciplina de Arte do nono ano da escola.

O diretor da escola, o Professor Edno Candido da Cunha, afirmou a importância de palestras como essas, que contribuem para construção sólida de conhecimentos e a desmistificação de maus hábitos. “Tomamos por verdadeiros, que passam de geração para geração, ressaltando a importância de compreender como a ciência determinou e determinará os rumos da humanidade. Somos produtos de nossa curiosidade, transformada em pesquisa, métodos que geram a ciência, muitas vezes distantes das nossas vidas”, disse.

Os professores Magdalena e Rodrigo observaram que a infraestrutura da escola possui espaços não convencionais de aprendizagem, possibilitando também o ensino além da sala de aula, o que proporciona a formação do aluno com experiências práticas que são importantes para o desenvolvimento do conhecimento. Observaram que, assim como o NUPEM, a escola tem sua infraestrutura e administração desenvolvidas com extremo cuidado sempre tendo a preocupação em agregar a comunidade a sua volta.

Os profissionais esperam que, a partir dessa experiência, seja estabelecida uma parceria de longo prazo e que outros professores, técnicos administrativos e alunos do NUPEM estejam inseridos neste contexto.