País é assolado pela ditadura imposta por Daniel Ortega

Sob ordens emanadas da Justiça nicaraguense, sob o domínio do ditador Daniel Ortega – um associado do presidente Lula (PT) –, foi determinado que a Universidade Centro-Americana (UCA), uma prestigiada instituição jesuíta e um destacado centro de ensino privado no país, proceda à transferência de seus ativos, propriedades e contas bancárias ao Estado. As diretrizes foram comunicadas pela instituição educacional nesta quarta-feira (16).

Uma mensagem direcionada à comunidade educativa confirmou que a UCA, fundada em 1960, havia recebido, na terça-feira (15), uma notificação da juíza Gloria María Saavedra, titular da Décima Vara Criminal do Distrito de Manágua. A carta informava sobre a apreensão de bens, imóveis e fundos em contas bancárias bloqueadas, tanto em moeda local quanto estrangeira, pertencentes à UCA.

A magistrada também emitiu uma determinação para que todos os bens listados na comunicação anterior fossem penhorados em favor do Estado da Nicarágua, com o objetivo de assegurar a continuidade dos programas educacionais. A UCA rebateu as alegações infundadas de operações terroristas e organização de grupos criminosos, que teriam motivado essas medidas punitivas. A instituição reafirmou seu compromisso de proporcionar educação superior de qualidade e aderência aos seus princípios fundadores de longa data.