Alunos do Colégio Vicentino São José de Curitiba (PR), receberam medalhas e certificados das mãos do ministro astronauta, Marcos Pontes

A terça-feira (22) foi um dia diferente e especial para seis alunos e um professor do Colégio Vicentino São José de Curitiba (PR). Em comum todos os estudantes participam do programa Caça Asteroides MCTI desde a primeira edição em 2020. Cada um deles inclusive já detectou um asteroide que atualmente está classificado como provisório aguardando a confirmação. Outra coisa em comum é o fato de todos serem medalhistas de diferentes Olimpíadas do Conhecimento. A visita faz parte do programa “MCTI de Portas Abertas”, da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (SEAPC/MCTI) que tem a intenção de trazer o cidadão para conhecer pessoalmente o trabalho desenvolvido dentro do ministério.

“É muito gratificante receber a medalha e os certificados da mão do nosso ministro pelo fato de ter estudado e batalhado muito. E perceber que todo o esforço está dando resultados para mim e um dia quem sabe para o país”, declarou o estudante de engenharia mecânica, Nathan Lins de Andrade, de 17 anos, vencedor de cinco edições de Olimpíadas do Conhecimento. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica MCTI (OBA) ouro (2018), bronze (2019), ouro (2020), ouro (2022) e Olimpíada Nacional de Ciências MCTI (ONC) ouro (2021).

O colégio de Curitiba (PR) possui há 10 anos um Clube da Ciências com projetos em áreas como astronomia, eletrônica e em breve iniciação científica. O Clube é coordenado pelo professor de Física, Matemática e Astronomia da instituição, Denilson Geraldo Delfrate.

“Posso dizer que estar aqui hoje é como ter um sonho realizado. O ministro inspira as nossas ações e inspira muitos jovens a correrem atrás de seus sonhos. Considero que é uma motivação a mais para que nossos alunos se interessem em carreiras de ciências e tecnologia. Esses alunos serão agentes multiplicadores e vão inspirar outros estudantes do nosso colégio”, avaliou.

Aos 17 anos a estudante do 3º ano do segundo grau, Gabrielle Vercelhese Schultz venceu cinco diferentes edições da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica MCTI (OBA) ouro (2019 e 2020) e Olimpíada Nacional de Ciências MCTI (ONC) bronze (2019), prata (2020) e prata (2021). “Foi incrível receber o certificado do ministro que é uma grande inspiração para todos os brasileiros. Para quem ainda não conhece ou não se inscreveu nas Olimpíadas do Conhecimento eu digo se inscrevam e acreditem em vocês. Com determinação e dedicação vocês também conseguirão ir longe”.

Após contar um pouco de sua história de vida e também destacar diferentes projetos do MCTI, o ministro Marcos Pontes desejou sucesso aos alunos e aconselhou que fiquem atentos às oportunidades. “Infelizmente grande parte da imprensa não divulga diversos projetos bacanas que o MCTI coordena. Mas corram atrás das informações e sempre aproveitem as oportunidades. Quem sabe no futuro não será um de vocês aqui como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações”, questionou.

Por Portal Novo Norte