Prefeitura também registra aumento no uso do cartão de transporte

A Prefeitura de Macaé, no Rio de Janeiro, informou nesta segunda-feira, 04 de outubro de 2021, que reforçou a frota de ônibus do transporte coletivo. Ao todo, são 200 veículos em operação.

Em janeiro, apenas 105 ônibus atendiam à população da cidade. A redução na frota ocorreu devido à pandemia de covid-19.

“Desde janeiro, a prefeitura vem cobrando à concessionária o cumprimento do contrato e, consequentemente, melhoria no serviço, com fiscalizações diárias. Em junho, mais 40 ônibus com Wi-Fi passaram a circular para atender às exigências feitas pelo município, a fim de reduzir o tempo de espera para o deslocamento dos usuários”, informou a Prefeitura, em nota.

Além disso, a administração municipal informou que adequações nas linhas de ônibus, que atendem os bairros do município, já começaram a ser feitas e novos ajustes estão em andamento. O Terminal Cehab e Lagomar também serão reformados.

CARTÃO

Neste terceiro trimestre, a Coordenadoria Geral de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana também registrou um aumento no número de atendimentos de desbloqueio do Cartão Macaé e solicitações de primeira e segunda vias, além de atendimentos diversos aos usuários.

Ao todo, foram 8.449 atendimentos, de julho até o dia 20 deste mês, sendo 1.906 de solicitações de primeira via e 1.302 de segunda via. Com o Cartão Macaé, os moradores do município pagam R$1,00 no transporte coletivo urbano.

Para solicitar a primeira via do benefício é bem simples. Basta preencher o cadastro online, e depois se dirigir à Secretaria de Mobilidade Urbana, na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro. O atendimento para primeira e segunda vias do Cartão Macaé acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já para a retirada e desbloqueio o atendimento é das 8h às 17h.Vale lembrar que a emissão da primeira via é gratuita.

“A prefeitura garante este benefício a quem mora em Macaé. Estamos vendo um aumento considerável no atendimento, por conta do retorno das atividades presenciais e à retomada do desenvolvimento econômico na cidade. Com isso, o governo municipal garante um benefício a mais para a população que utiliza o transporte coletivo urbano, pagando apenas R$1,00 e sem limite de uso. É uma economia para o orçamento de cada cidadão que usa o serviço”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, em nota.

Por Jessica Marques/ Diário do Transporte