Max Lemos, secretário estadual de infraestrutura, visitou Macaé nesta sexta (19) e anunciou grandes obras, como a duplicação da ‘Ponte da Barra

Max Lemos frisou que o Governo do Estado tem uma nova visão de integração com as cidades e realçou que o Rio de Janeiro está recuperado economicamenteDivulgação/Glauber Carvalho

Macaé, localizada no Norte Fluminense do Rio, está nos holofotes do Estado, o motivo: a contínua e crescente recuperação econômica, pós crises da lava-jato, royalties e Covid-19Além dos mais de 8 mil empregos gerados nos primeiros nove meses de 2021, superando a capital, e da recente chegada das redes varejistas à cidade, o município vislumbra o ano de 2022 com muitas benfeitorias à população, entre elas, obras de construção, ampliação e revitalização em vários pontos do município, que irão favorecer o desenvolvimento da nova ‘Capital da Energia’, com a implantação das Termelétricas e do TEPOR.

Nesta sexta-feira (19), o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), recebeu o secretário estadual de infraestrutura, Max Lemos, para uma cerimônia no Paço Municipal, onde foi anunciado um pacote de obras com projetos já aprovados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras – SEINFRA.

Entre as obras com expectativa de processo licitatório definido até março de 2022, estão: Duplicação da Ponte Eng. Ivan Mundim, conhecida como ‘Ponte da Barra’ (liga a região norte e central da cidade); Revitalização do Calçadão da Avenida Rui Barbosa (centro comercial a céu aberto); Término da obra abandonada, do Colégio Carlos Walter Marinho Campos, no Lagomar (irá atender cerca de 2.880 mil alunos do Ensino Fundamental II e Médio); Pavimentação e Drenagem da Estrada de Santa Tereza (fará a ligação entre o Parque de Tubos e a RJ-168, com nove quilômetros de extensão, favorecendo o novo mercado de gás e portuário); e a construção de um Restaurante Popular no Lagomar.

O deputado estadual Chico Machado (PSD) e o presidente da Câmara dos Vereadores, Cesinha (Pros) compuseram a mesa da solenidade ao lado do prefeito e do secretário, afirmando a parceria do Governo do Estado com o município de Macaé.

Max Lemos frisou que o Governo Estadual tem uma nova visão de integração com as cidades e realçou que o Rio de Janeiro está economicamente recuperado:

Com as contas pagas e os salários em dia, independente de qualquer outro investimento, já íamos fechar esse ano ‘no azul’, o que permite os investimentos que estamos fazendo. Para aumentar a nossa capacidade de investimentos, veio a concessão do saneamento e do esgoto da Cedae, que permitiu que o Rio de Janeiro tivesse um investimento de 17 bilhões nos próximos três anos. E, é claro, com esses recursos, fruto da nova visão tributária e fiscal e mais a venda da Cedae, o que estamos fazendo agora é distribuindo esses investimentos por todas as cidades. O que o estado vai fazer em Macaé, é o maior investimento que o governo do Estado já fez na história da cidade”, explicou o secretário.

Max disse ainda que, para a duplicação da Ponte Eng. Ivan Mundim, o investimento será em torno de R$ 30 milhões. E que a obra de reforma da Ponte do Baião, na RJ-162, (que liga o bairro Bicuda, em Macaé, a Rio Dourado, em Casimiro de Abreu) já teve a licitação publicada pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem). Ressaltando que, ainda existem projetos de urbanização dos bairros Ilha Malvinas e Ilha Leocádia (que engloba saneamento, pavimentação, iluminação pública, reconstrução de uma ponte de acesso, área de lazer, além de equipamentos públicos).