Apesar da derrota na final, equipe faz balanço positivo da competição
O Macaé Basquete Sobre Rodas disputou o Final Four do Campeonato Estadual de Basquete em Cadeira de Rodas neste final de semana e conquistou o vice-campeonato da competição. A fase decisiva da disputa aconteceu em Niterói-RJ e no Rio de Janeiro. E apesar do segundo lugar e da sensação de que poderia ter ido ao lugar mais alto do pódio, pelo bom desempenho nas finais, a equipe macaense sai com a satisfação de ter realizado um bom trabalho:
“Claro que todos querem vencer, mas não podemos lamentar, pois chegamos na final e fizemos um jogo equilibrado contra uma equipe experiente e muito forte. Isso nos dá a clareza de que, apesar de termos uma equipe formada por muitos jovens, de que temos potencial e estamos no caminho certo”, disse o técnico do Macaé Basquete Sobre Rodas, Cláudio Mussi.
Na semifinal, o sistema de disputa levou em conta a combinação de resultados em dois jogos (80 minutos de confronto). Na sexta-feira (7), a equipe macaense fez o primeiro jogo da contra a ACAND, do Rio de Janeiro, no Ginásio da ANDEF, em Niterói-RJ, e venceu por 60 x 56, levando a vantagem para o jogo dois.
Vantagem que se confirmou desde o início da segunda partida, realizada no sábado (8), na Feira Cidade PCD, evento sobre o universo da acessibilidade, com negócios, palestras, stands e tudo que diz respeito ao universo da pessoa com deficiência. No jogo, o Macaé Basquete se impôs e venceu a equipe carioca por 71 x 48.
Com isso, o time garantiu a vaga na final, disputada no domingo (9) na Feira Cidade PCD. Como adversário, a ANDEF/Cobras, que se classificou em primeiro lugar na fase inicial e eliminou a ONG Campos nas semifinais.
Final – Como era de se esperar no jogo entre as duas melhores equipes da primeira fase da competição, o equilíbrio seguiu até o último quarto. Porém, o Macaé Basquete Sobre Rodas acabou cometendo alguns erros que permitiram a ANDEF abrir no placar e fechar o jogo em 49 x 41, ficando com o segundo lugar no pódio. Já a terceira colocação ficou com a ACAND, do Rio de Janeiro.
Além da decisão, para encerrar a competição com chave de ouro, a equipe do Macaé Basquete teve três jogadores na Seleção do Campeonato: o ala Jackson e os pivôs Alex e Henrique.
“Fizemos um jogo digno de uma final e vendemos muito caro essa vitória para a ANDEF, que estava invicta no campeonato. Macaé fez um ótimo trabalho, mesclando a experiência de alguns jogadores para agregar a uma equipe jovem. Fui muito bem recebido por toda equipe, comissão e pela torcida, que me ajudaram a seguir na ativa. O trabalho está sendo muito bem feito em Macaé”, falou o pivô, Alex.