Governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão

Depois de Pezão (MDB), a prisão do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, na manhã de ontem (10), representa a verdadeira preparação de terreno para o início de governos que ganharam, nas urnas, com o propósito de fazer uma limpeza ética e moral na política. As investidas da Operação Lava Jato estão caminhando cada vez mais no foco dos esquemas que desviam milhões, seja pelos contratos do transporte público, seja também pelo esgoto.

Panes

Quem tentou assistir a sessão extraordinária realizada ontem (10) pela Câmara, para definir a próxima presidência do Legislativo, se irritou com os problemas de transmissão, via internet. As panes se repetiram também na semana passada, algo que já deveria ter sido reparado pelo parlamento. Com um horário comercial, no início da semana, poucas pessoas puderem acompanhar a votação pelo plenário do Palácio Natálio Salvador Antunes.

Festa

Apesar de simples, Macaé ganhou nesta semana uma ornamentação de Natal que ajuda a amenizar o clima de tensão ocasionado pela recessão da economia. Na Rua da Praia, uma árvore com luzes coloridas foi acesa pela primeira vez ontem (10), chamando a atenção de quem passou pelo ponto central da cidade. Há a previsão de que outros locais de Macaé também serão preparados para a noite mais especial do ano.

Saúde

Durante o final de semana, vereadores se mobilizaram para acompanhar o caso de um paciente, internado no HPM, com ferimentos graves na cabeça, cuja família reclamava da falta de atendimento adequado. O caso foi acompanhado de perto pelo prefeito que negou a falta de material para a realização da cirurgia, afirmando que o procedimento não seria adequado no momento. A repercussão foi grande pelas redes sociais.

Acessos

Os motoristas que cruzam a cidade solicitam à secretaria de Mobilidade Urbana a manutenção dos semáforos situados especialmente nos acessos às Praias Campista, Cavaleiros e do Pecado. Especialmente durante o verão, o fluxo para estes trechos do litoral sul da cidade são mais intensos, o que acaba gerando engarrafamentos. Para amenizar o problema, seria necessário a realização de intervenções pontuais.

Vendas

Com a proximidade do Natal, o movimento no Calçadão da Avenida Rui Barbosa segue intenso, o que anima os vendedores e lojistas. Antes da ceia, o que mais provoca as vendas é o “Amigo Oculto”, que faz parte da confraternização de empresas, escolas, grupos de amigos e até entre familiares. As lembrancinhas ajudam a escoar o estoque das lojas da cidade que já veem uma luz no final do túnel, depois da crise.

Segurança

O comando do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM) tem intensificado as operações de fiscalização de documentos dos veículos que transitam na cidade. O objetivo é agilizar o caixa do IPVA, assim como as vistorias obrigatórias nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Quem não está em dia com a regularização dos veículos, corre o risco de passar as festas de fim de ano a pé.

Social

E nesta época do ano, muitas ações sociais e organizações não governamentais promovem atos de arrecadação de alimentos e brinquedos, direcionados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) ajudam a encaminhar cartas escritas para o Papai Noel, de crianças que vivem em comunidades carentes. Esta pode ser uma maneira de fazer a diferença.

Lixo

Ainda é comum ver em diferentes pontos da cidade o descarte irregular de lixos e de entulhos, algo ainda difícil de ser combatido. No Novo Horizonte, os moradores reclamam da atitude dos próprios vizinhos, que ocupam espaços públicos, como as calçadas e até ponto de ônibus, com peças de móveis, eletrodomésticos danificados e restos de obras. Mesmo com a denúncia, a atuação dos fiscais da prefeitura fica a desejar.