Este cenário incerto se soma a outras controvérsias legislativas em espera, incluindo debates sobre vetos relacionados ao Carf e ao arcabouço fiscal

O presidente Lula decidiu vetar integralmente a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos para 17 setores chave da economia. O veto foi acatado graás ao conselho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad

No entanto, a medida ainda enfrentará o crivo do Congresso Nacional, onde existe uma forte possibilidade de reversão com a derrota do governo. Este cenário incerto se soma a outras controvérsias legislativas em espera, incluindo debates sobre vetos relacionados ao Carf e ao arcabouço fiscal. 

O governo Lula, preocupado com a falta de apoio suficiente, conseguiu adiar a sessão parlamentar que discutiria esses temas.

Além dos desdobramentos políticos, o mercado também reage ao novo plano estratégico da Petrobras, que prevê um aumento significativo de 31% nos investimentos em relação ao plano anterior, atingindo um total de US$ 102 bilhões. Este aumento, focado principalmente em novos projetos e potenciais aquisições, é um elemento chave na análise dos investidores.

Globalmente, as bolsas internacionais e o índice do dólar exibem estabilidade, influenciados por dados que apontam para a contração da economia alemã e pela expectativa dos indicadores de atividade nos EUA. No mercado de commodities, os preços do petróleo apresentam leve variação, enquanto a Opep+ se prepara para uma reunião online no dia 30 de novembro sobre possíveis cortes na produção. O minério de ferro, por sua vez, registra uma tendência de alta, impulsionado pelas expectativas de estímulos econômicos na China, marcando sua quinta alta semanal consecutiva – a maior sequência desde janeiro.