A universidade sediada em São Paulo, que também concedeu a Lewandowski o título de doutor honoris causa em abril do ano passado, enfrentou mandados de busca e apreensão

Ricardo Lewandowski, ex-STF e agora ministro da Justiça, coordena um curso na Universidade Santo Amaro (Unisa), que foi investigada pela Polícia Federal (PF) por suspeita de fraude no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

A operação, denominada Falsa Tutela, realizada em 12 de abril de 2023, apontou a Unisa, onde Lewandowski é professor e coordenador do mestrado em direito médico, como um dos alvos devido à inclusão de documentos falsos em sistemas do Fies.

A universidade sediada em São Paulo, que também concedeu a Lewandowski o título de doutor honoris causa em abril do ano passado, enfrentou mandados de busca e apreensão. As investigações foram motivadas por alertas do Ministério da Educação à Controladoria-Geral da União (CGU) e abrangeram cerca de 20 faculdades, cumprindo 22 mandados em estados como São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Minas Gerais e Sergipe, que somam uma fraude estimada em R$ 21 milhões.

Como ministro da Justiça, Lewandowski estará à frente da mesma Pol;ifica Federal que realizou operação na instituição ligada a ele, o que levanta questões sobre conflito de interesses e imparcialidade.