Eduardo Fernando Appio assumiu a titularidade da Lava Jato em fevereiro, substituindo Luiz Antônio Bonat.

A procuradora Carolina Bonfadini de Sá, do Ministério Público Federal do Paraná, pediu o afastamento do juiz Eduardo Fernando Appio da Lava Jato. O magistrado é suspeito de realizar doações eleitorais para Lula e usar uma assinatura eletrônica com LUL22. Appio negou as acusações e afirmou que a procuradora está tentando pressionar o judiciário com base em fake news.

O pedido de afastamento foi apresentado ao próprio juiz e será levado ao Tribunal Regional Federal caso ele não se afaste. O senador Flávio Bolsonaro também pediu o afastamento do juiz ao CNJ.

Recentemente, deputados federais encaminharam um requerimento à Polícia Federal para investigar a suposta doação eleitoral do juiz para a campanha do presidente Lula. Appio assumiu a titularidade da Lava Jato em fevereiro, substituindo Luiz Antônio Bonat. O juiz é pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná e afirmou em uma entrevista que o petista é inocente das acusações de corrupção. Ele também alfinetou Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato pelo vazamento das conversas entre eles na série de reportagens conhecida como “Vaza Jato”.

Por Portal Novo Norte