A medida visa simplificar o processo de obtenção de licenças para armas de fogo, permitindo que cidadãos que atendam aos critérios de posse, sem histórico criminal ou médico adverso, obtenham aprovação rapidamente

Em uma ação de resposta aos recentes ataques terroristas do Hamas, o ministro israelense da Segurança Pública, Itamar Ben Gvir, emitiu uma “ordem de emergência” neste domingo. A medida visa simplificar o processo de obtenção de licenças para armas de fogo, permitindo que cidadãos que atendam aos critérios de posse, sem histórico criminal ou médico adverso, obtenham aprovação rapidamente.

Segundo o gabinete do ministro, qualquer cidadão elegível agora poderá receber aprovação para possuir armas de fogo, com um prazo de obtenção de licença reduzido para apenas uma semana. Além disso, aqueles que entregaram suas armas no último ano devido à falta de renovação da licença também poderão recuperá-las. A ação acontece em paralelo com a declaração oficial do estado de guerra contra o Hamas pelo Gabinete de Segurança de Israel, após os recentes ataques terroristas e a infiltração de terroristas na região sul do país, como anunciado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.