Profissionais da educação que atuam nas redes pública (municipal e estadual) e privada podem se inscrever até o dia 31 (terça-feira) nos cursos de Formação pela Escola, programação desenvolvida pelo Centro de Formação Carolina Garcia da Secretaria de Educação em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os cursos oferecidos são Programa do Livro (PLI) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Ao longo do curso, os educadores poderão compreender melhor o que são políticas públicas educacionais, as fontes de financiamento da educação e o papel social do FNDE. As aulas do módulo do PNAE serão iniciadas no dia 13 de setembro. Já do PLI, no dia 8 de novembro.
A formação disponibilizada pelo Ministério da Educação (Mec) tem o objetivo de fazer chegar de maneira rápida e eficiente a informação a todos os gestores municipais e escolares, técnicos e profissionais de educação, conselheiros educacionais, legisladores e comunidade, sobre a execução e aplicação dos recursos destinados à educação.
O PNAE trata de questões como a contribuição para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Já o PLI, destaca a prática direcionada ao livro didático seja difundida nos próximos anos para todos os municípios do pais. Entre as ações executadas estão remanejamento, conservação e devolução dos livros didáticos, que são distribuídos pelo Governo Federal.
Segundo a secretária de Educação, Leila Clemente, a educação de Macaé tem sido a parceria com universidades na realização de diversos cursos para capacitação dos educadores como ciclo de atividades, simpósios, seminários e rodas de conversa.
Centro de Formação
O Centro de Formação Carolina Garcia desenvolve variadas atividades de formação continuada com os profissionais da educação macaense. São cursos de curta duração, palestras, pesquisas pedagógicas e científicas, além de documentação da história da educação macaense.
De acordo com a coordenadora, Regina Célia Santos Nascimento, o objetivo da programação é oportunizar aos profissionais da área da educação momentos que contribuam para a atuação. A formação continuada atende às legislações e visa a organização, sistematização, entendimento e reflexão das práticas pedagógicas. No ano letivo de 2017, o CFCG atendeu 4.500 profissionais da rede em 70 cursos. Os profissionais são professores, gestores, técnicos, orientadores pedagógicos e educacionais, além auxiliares de serviços escolares.