IFF vai promover Simpósio de Inclusão e Saúde Mental na Escola

0
1359
Foram abertas 80 vagas para o primeiro semestre de 2020 - Wanderley Gil

Atividades com alunos e servidores vão acontecer no próximo dia 25, no Campus Macaé

No próximo dia 25, o Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFF) vai realizar o I Incluse (Simpósio de Inclusão e Saúde Mental na Escola). As atividades vão acontecer de 8h às 12h. A programação traz rodas de conversa e apresentações culturais.

A instituição ressalta que o evento é aberto para a comunidade interna do Campus. Os alunos devem preencher o formulário de inscrição e selecionar a roda de conversa com a temática desejada. O procedimento deverá ser feito pela internet, no site: https://www.even3.com.br/incluse/. Professores e servidores terão palestras específicas para cada segmento.

Às 8h, acontecerá a cerimônia de abertura com o Diretor, Professor Marcos Antônio Cruz, e a Diretora de Ensino, Professora Susan de Cássia. Em seguida o Grupo de música Casa do Caminho e o Núcleo de Dança Portadores da Alegria farão uma apresentação. Às 9h acontecerá uma conversa com o psicólogo Marcelo Quirino. Após uma parada para o lanche, das 10h às 12h acontecerão as Rodas de Conversa (Alunos) e Palestras (Servidores e Professores).

Os temas das rodas de conversa disponíveis para alunos são: Depressão e Comportamento virtual – psicóloga e professora Aline Guarani; Dependência digital: ecos da nossa era? – psicólogo e professor Jeferson Azevedo; Depressão e Suicídio na Escola – Psicóloga Emanuele Nunes; CyberBullying – Comissão OAB Vai na Escola Macaé – Advogada Drª Valéria Oliveira; LGBTI: Igualdade e Direitos – OAB de Niterói – Advogada Drª Patrícia Prins; IFF, o que te adoece? – Assistente Social Débora Spotorno; A escrita, a leitura e a performance como ferramentas para resistir às violências de gênero/sexualidade, raça/etnia e classe – Professora Olívia de Melo (NUGEN); Educar para Saúde: Desfazendo mitos e tabus sobre sexo e sexualidade – Assistente Social Eloisa Rodrigues; O Esporte como possibilidade de atividade inclusiva – Professora Lilliany de Souza; Os Alimentos e seus benefícios para saúde mental – Nutricionista Simone Teixeira; Diversidade como riqueza: reflexões sobre a intolerância no mundo atual – Professor Marcus Cardoso (NEABI); Dicas de estudo para matérias de exatas – Professora Ana Paula Siqueira; Ansiedade e Pânico na Escola: e agora? – Psicanalista João Paulo Silva Bogéa.

Já o tema da roda de conversa disponível para professores é: Depressão e Ansiedade na escola: qual o papel do professor? Psicóloga e Professora Janine Reis e Drº Helvo Slomp Júnior. Para os servidores: Clima organizacional e saúde mental no trabalho – Psicóloga Luana Villas Boas.