Vacinação contra a meningite segue nas escolas municipais

0
510
O cronograma de imunização segue até novembro e irá atender todas as escolas da rede municipal

Até o dia 30 deste mês, 11 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem receber a vacina

Prossegue nesta quarta-feira (17) a vacinação contra quatro sorotipos da meningite bacteriana (A, C, W e Y). As doses serão aplicadas na Escola Municipal de Educação Infantil Atila Aguiar (Cajueiros) e Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar (Centro). Até o dia 30 deste mês, 11 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem receber a vacina. O cronograma de imunização segue até novembro e irá atender todas as escolas da rede municipal que tenham alunos na faixa etária preconizada.

Os pais e responsáveis devem ficar atentos aos dias em que as equipes de imunização estarão presentes nas escolas. A recomendação da Secretaria de Saúde é que no ato do recebimento das doses seja apresentado o cartão de vacinação. A ACWY não faz parte do calendário público de vacinação, preconizado pelo Ministério da Saúde.

Na última segunda-feira (16), a vacina foi destinada aos 511 estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Joaquim Luís Freire (Cajueiros) e Interagir, onde foram disponibilizadas 392 doses. A maior parte deles estava acompanhada pelos pais, responsáveis e direção da escola. A aplicação aconteceu com tranquilidade.

Para descontrair a garotada, no “Interagir” foram distribuídas balas e pirulitos. De acordo com o diretor da unidade, Uerlem Guimarães, a imunização foi considerada de suma importância para os alunos. “A vacinação foi bem recebida. A precaução e qualidade de vida são vistas como prioridades pela comunidade escolar”, destaca.

A imunização movimentou as crianças e pré- adolescentes da escola Interagir. Enzo Esteves Carreira, de 6 anos, foi um deles. “Nem doeu. Foi uma picadinha leve”, comentou o menino sorrindo. A iniciativa também foi aprovada pelos pais. Vanessa Esteves, mãe do pequeno Enzo, estava despreocupada. “Fiquei aliviada quando soube que a escola iria receber”, conta.

Da mesma opinião foi Marcelly Cristiny de Almeida Costa. “Fui tomar vacina muito tranquila. Sei que é importante para minha saúde”, conta a estudante de 11 anos. Já Sophie Guimarães Ribeiro, de 6 anos, foi acompanhada pelo pai Raphael Soares. “Fiquei sem medo. Meu pai falou que sou muito corajosa” observa a menina.

Walderlan Santos Silva levou a sobrinha Luisa Gabrielle dos Santos e o filho Matheus Santos de Oliveira. “Parabenizo a iniciativa. Sabemos dos custos desta vacina. É muito bom ver essa imunização”, pontuou.

Cronograma de vacinação do mês de setembro:

18/09 – Escola Municipal de Educação Infantil Atila Aguiar
18/09 – Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar
23/09 – Escola Municipal Professor Antonio Alvares Parada
24/09 – Escola Municipalizada Jacyra Tavares Duval
24/09 – Escola Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano
24/09 – Escola Municipal de Educação Infantil Maria José Ferreira Barros
25/09 – Escola Municipal Lions
30/09 – Escola Municipal Dolores Garcia Rodrigues
30/09 – Escola Municipal de Educação Infantil André Vinicius de Souza.