Claudio Castro, Governador do Estado do Rio de Janeiro, e Marco Buratti - LEONARDO Senior Vice President -International Marketing & Strategic Campaigns

Roma, 11 de novembro de 2021 – Por ocasião da visita do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, à Itália, nos dias 10 e 11 de novembro – acompanhado por uma delegação composta pelos secretários de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah – está prevista uma série de encontros institucionais em grandes empresas italianas. O objetivo é promover o Estado do Rio de Janeiro no cenário internacional por meio de investimentos e intercâmbios em nível governamental, criando oportunidades de parceria com o governo italiano, dado que a Itália está entre os países definidos como prioritários pelo Brasil.


Durante a visita, o governador anunciará a intenção de assinar um “Protocolo de Intenção” com as principais empresas italianas líderes em alta tecnologia, entre elas a Leonardo, para o desenvolvimento de cidades inteligentes e resilientes. O acordo será oficialmente assinado no Brasil nas próximas semanas. O Governador visitará o Grupo Leonardo, recebido pelo Gerente Geral Eng. Valerio Cioffi, e também visitará o Centro Aeroespacial Telespazio, em Fucino. Apesar da emergência Covid-19, Leonardo continua a investir em instalações locais: através de sua subsidiária Telespazio do Brasil e da Prefeitura de Maricá, representada pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), foi anunciado em 12 de fevereiro de 2020 um acordo para a construção de um novo teleporto satélite para serviços de comunicação em Maricá, no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). No dia 22 de novembro, o Governador do Estado do Rio de Janeiro inaugurará em Maricá, com o evento “Lançamento da Primeira Pedra”, o início das obras para a construção do Teleporto Satélite, infraestrutura capaz de abrigar um dos maiores e mais avançados teleportos da América Latina para as necessidades das novas operadoras de satélite.

O novo teleporto poderá oferecer serviços de telecomunicações para satélites geoestacionários, bem como serviços de baixa latência e alta largura de banda para constelações de satélites de baixa órbita. O cargo poderá atender à crescente demanda e às novas necessidades geradas pelo setor de óleo e gás da região e aproveitar as oportunidades de outros setores, como governamental e marítimo, agropecuário e agricultura de precisão;

Governador com Buratti, Francesco Moliterni – Presidente da Leonardo do Brasil – e a delegação brasileira A visita à Itália prevê ainda a assinatura de um “Protocolo de Cooperação” com o Ministério da Cultura da Itália para o intercâmbio das melhores práticas e a utilização de tecnologias e sistemas de satélite para monitorar e proteger o património cultural também em apoio às políticas públicas para as áreas urbanas e proteção e segurança da paisagem. Por ocasião da visita foram apresentadas as plataformas sw X-2030 e soluções tecnológicas completas disponibilizadas pela Leonardo para o desenvolvimento de novos projetos e a gestão resiliente e inteligente de cidades (sensores, comunicações, plataformas de comando e controle, segurança urbana, mobilidade inteligente, monitoramento ambiental, aplicação da lei, etc.) capaz de fornecer as mais altas tecnologias e padrões de segurança.

Helicópteros para a gestão de emergências sanitárias e policiais, bem como UAVs de asa fixa e rotativa a serem implementados no modelo “Cidade Integrada Segura e Resiliente”, segurança urbana, monitoramento ambiental e mobilidade inteligente. Estes produtos são o resultado de um significativo investimento conjunto com as Forças Policiais – Indústria Italiana e representam o estado da arte a nível internacional em conteúdo tecnológico e resposta às necessidades operacionais atuais e futuras.

Sobre a Leonardo

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os dez maiores players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal e empresa industrial da Itália. Organizada em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também opera por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa) e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio.

A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais alavancando suas áreas de liderança tecnológica e de produto (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e foi nomeada líder global de sustentabilidade no setor Aeroespacial e Defesa pelo segundo ano consecutivo do DJSI em 2020.