Terminal Portuário de Macaé será localizado no bairro São José do Barreto

Em se tratando de Macaé, não há qualquer oportunidade de negócio que não seja impulsionada pelas atividades que alimentam a operação de mais de 1,4 milhão de barris diários de petróleo, um oásis de oportunidades que ressurgem à medida que mais investimentos são planejados para expandir a infraestrutura e logística do setor de óleo e gás.

Após três anos de recessão, perdas não apenas nos royalties mas também em receitas como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e de Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ajudam a compreender que o desafio principal não é apenas recuperar fôlego, mas tornar a economia da cidade forte de novo, beneficiando outros setores, como a construção civil e o comércio local.

E a diversificação é a chave para reencontrar os caminhos que levam à geração de postos de trabalho, elevação do orçamento familiar, ascensão de classes sociais e, especialmente, oportunizar a transformação que crianças e adolescentes da cidade, que vivem em áreas de risco social, merecem.

Hoje, o petróleo ainda é a margem de todas as oportunidades que a cidade precisa para se reinventar. E neste sentido, o setor do gás é algo inexplorado, e importante para se contextualizar o atual cenário econômico do município, que voltará em breve a surfar em onda de desenvolvimento.

Em todo o país, a demanda do gás representa o gargalo que a futura operação do petróleo na Bacia de Campos enfrentará, à medida que os contratos firmados nos atuais leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP), sejam configurados em investimentos concretos.
Abrindo portas, o Tepor – Terminal Portuário de Macaé representa a consolidação do perfil de Macaé de ser, não apenas polo de processamento de gás natural através do Terminal Cabiúnas, como também a consolidação da indústria petroquímica, que vai se fortalecer através do interesse de empresas internacionais.

Nos caminhos que o petróleo irá levar a cidade, não restam dúvidas de que o petróleo e o gás serão a fonte de energia de um novo capítulo positivo do município, uma promessa que reforça todas as esperanças da cidade por dias melhores.