O evento é promovido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) e aberto ao público

Mobilização busca alertar, prevenir e conscientizar população

A Prefeitura de Macaé realiza, entre os dias 21 de novembro a 3 de dezembro, a campanha “16 Dias de Ativismo: uma vida sem violência é um direito das mulheres”. O evento é promovido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e contará com exibição de documentário, roda de conversa, entre outras atividades. Toda a programação é aberta ao público.

De acordo com a coordenadora Geral de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, o objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre uma vida sem violência. “Com as ações, buscamos levar informações, alertar a população, além de proporcionar momentos de reflexão sobre o assunto. É preciso destacar a nossa preocupação em dialogar esses temas com a sociedade, ocupando vários espaços, alcançando públicos diversos, e prevenir as práticas de violência contra as mulheres, divulgando a rede de proteção e atendimento à mulher em nosso município”, explicou.

Os 16 dias de ativismo acontecem atualmente em 159 países. No Brasil, tem início no Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e se encerra no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

Ceam – O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) oferece apoio psicológico, jurídico e social às mulheres vítimas de violência. Por meio de parceria entre o Ceam, Polícia Militar e o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam) é realizado monitoramento dos casos, promovendo a efetividade da Lei Maria da Penha. O endereço do Ceam é Rua São João, 33 – Centro, ao lado da 123ª DP. Mais informações pelo número (22) 2796-1045.

Programação:

23/11 – Divulgação da Campanha dos 16 dias de ativismo “Uma vida sem violência é um direito das mulheres” – no IV Festival de Dança Afro-brasileira – parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Local: Clube Cidade do Sol (sede de praia).
Horário: 14h.

26/11/2018 – Mulheres em foco: uma conversa sobre feminismo.
Local: Praça Veríssimo de Mello.
Horário: 13h30 e 17h.

28/11/2018 – Roda de Conversa: protagonismo da Mulher nas lutas sociais.
Mediadora: Kátia Marro – Assistente Social UFF – Rio das Ostras.
Local: Casa dos Conselhos.
Horário: 9h.

Cine Debate com os alunos do Polo Universitário de Macaé – Exibição do documentário “Os Filhos da Maria da Penha”.
Local: Auditório Claudio Ulpiano – Cidade Universitária
Horário: 14h.

29/11 – Divulgação da Campanha dos 16 dias de ativismo “Uma vida sem violência é um direito das mulheres”.
Local: Fórum de Macaé (parceria Defensoria Pública e UFF Direito (Campus Macaé).
Horário: 10h às 17h.

03/12/2018 – Lançamento da Campanha do Laço Branco em comemoração ao Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres.
Local: Guarda Municipal.
Horário: 9h.

03/12 – Roda de conversa “Grupo Reflexivo com os Homens”
Mediador: Flávio Guilhon – Mestre em Psicologia Social pela UERJ, trabalhador da Saúde Mental em Rio das Ostras.
Local: Ceam.
Horário: 10h30.