Van Hattem foi enfático ao afirmar que não existe “apaziguamento possível” com o tipo de comportamento adotado pelas elites, tanto no Brasil quanto em outros países.

O  concedeu uma entrevista, onde discutiu questões relacionadas à liberdade de expressão e a perseguição política internacional. O deputado Deputado Federal Marcel Van Hattem alertou sobre uma “caçada internacional à liberdade de expressão”, mencionando ações em países como a União Europeia, Canadá e Estados Unidos, além de citar exemplos específicos como Escócia e Irlanda. A fala do deputado ocorreu durante uma entrevista ao jornalista Alexandre Pittoli, da Rádio Auriverde de Bauru na manhã desta terça (16).

Van Hattem também ressaltou a situação de Elon Musk, que enfrenta ataques à liberdade de expressão no X (Twitter) em diversos países, incluindo legislações restritivas à liberdade de expressão. Ele enfatizou que essas questões não são exclusivas do Brasil, mas que ocorrem globalmente de maneira sutil, mas que aqui ocorrem de maneira agressiva.

Durante sua entrevista à Rádio Auriverde, o Deputado destacou a grave situação de “perseguição política, de censura” que, segundo ele, “não tem como terminar bem”. Van Hattem foi enfático ao afirmar que não existe “apaziguamento possível” com o tipo de comportamento adotado pelas elites, tanto no Brasil quanto em outros países. Ele expressou preocupação com um futuro global em que a repressão à liberdade de expressão pode acentuar “ressentimento” e aumentar a “rejeição às elites”, apontando para um cenário de agravamento de conflitos e divisões sociais.

Além disso, o parlamentar destacou a importância da ação internacional, com figuras como Elon Musk e Michael Schellenberg, enfatizando que a luta pela liberdade de expressão é uma batalha global. Van Hattem expressou otimismo quanto ao aumento do debate sobre o assunto nas redes sociais, esperando que isso influencie positivamente as decisões no Congresso Nacional.

A entrevista abordou o papel do Brasil no cenário geopolítico, com as ações de Moraes podendo deslocar o país para uma posição periférica Van Hattem ressaltou a responsabilidade do Brasil e a necessidade de uma ação contundente para combater a censura e promover a liberdade de expressão.

Por portal Novo Norte