A própria empresa reconheceu essa redução durante o Upfront Globo 2024, onde Manzar Feres, Diretora de Negócios Integrados em Publicidade, apresentou os dados

Em 2017, a Globo lançou a campanha “100 milhões de uns”, alegando que se conectava com 100 milhões de brasileiros diariamente. Contudo, após seis anos, esse número foi ajustado para 76 milhões, representando uma queda expressiva de 24% na audiência. A própria empresa reconheceu essa redução durante o Upfront Globo 2024, onde Manzar Feres, Diretora de Negócios Integrados em Publicidade, apresentou os dados.

Esse declínio na audiência abrange todos os setores do Grupo Globo, incluindo o serviço de streaming Globoplay, canais pagos e os sites da emissora. Quando limitamos a análise à programação da TV aberta, o número cai ainda mais, para 70 milhões. O alcance é definido como o total de pessoas que sintonizam a programação por pelo menos um minuto durante o período de análise.

A perda de 24 milhões de telespectadores/usuários, segundo a Globo, é atribuída à crescente concorrência dos serviços de streaming, novos canais, redes sociais e sites. Essa batalha é ampliada pelo aumento das TVs conectadas à internet, presentes em pelo menos 60% dos lares brasileiros. O Upfront 2024 também revelou que 84% dos jovens que costumavam assistir novelas na transmissão aberta migraram para os serviços de streaming.