Ferramenta simula conversa para se aproximar da população

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), desenvolveu um robô virtual, o Dr. Labimec, para responder todas as dúvidas sobre o coronavírus. Por meio de um chat, a ferramenta tira dúvidas sobre prevenção, sintomas e cuidados que se deve tomar em relação ao vírus.

O software foi pensado para simular uma conversa humana para, assim, se aproximar mais dos cidadãos, fazendo com que o conhecimento da população sobre o coronavírus seja ampliado. O assistente virtual Dr. Labimec também faz uma série de perguntas para medir o conhecimento das pessoas, além de compartilhar as informações oficiais dos órgãos competentes, como Ministério da Saúde. A iniciativa também tem como objetivo evitar a propagação de fake news sobre o coronavírus.

O robô está disponível em uma página do site do hospital universitário UFPB. Basta acessar o link clicando aqui e iniciar uma conversa com o assistente virtual. A ferramenta de inteligência artificial começou a ser produzida no fim de abril deste ano e foi testada por vários grupos de pessoas antes de ser colocada à disposição da comunidade.

Onde se informar sobre o coronavírus

O Ministério da Saúde é o órgão responsável por fornecer as informações necessárias para a população sobre coronavírus e Covid-19. Além do site oficial, o órgão está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Através do número (61) 99289-4640 é possível receber informações e apurar as que estão sendo compartilhadas.