Lotação de eleitores, pouca seção e confusão foram um dos problemas registrados durante o pleito para o Conselho - Foto Wanderley Gil 

Após constatar condutas ilícitas durante o pleito, CMDDCA garante publicação do resultado da eleição, candidatura cassada e eleitos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) divulgou, no último fim de semana, a relação de cronograma por meio de edital de eleição das candidaturas do Conselho Tutelar. De acordo com o Diário Oficial, a publicação do resultado das eleições, candidatos impugnados e eleitos serão divulgados nesta quarta-feira (23).
Após a divulgação, os candidatos deferidos e indeferidos terão entre os dias 24 a 26 (quinta a sábado), prazo para impugnação do resultado das eleições e recursos sobre impugnações e eleição à plenária do CMDDCA.

Ainda segundo o Conselho, a publicação final dos eleitos será divulgada no próximo dia 31, e o início da capacitação obrigatória dos Conselheiros Tutelares Titulares e Suplentes será divulgado a partir do dia 9 de dezembro, no Diário Oficial. Já a posse dos conselheiros será divulgada no dia 10 de janeiro do ano que vem.

A publicação do cronograma deixou vários candidatos que se sentiram prejudicados, insatisfeitos, já que diversas condutas ilícitas durante o pleito foram comprovadas e encaminhadas para o Ministério Público. Os que se sentiram lesados com a eleição afirmam que vão recorrer à Justiça para que a eleição seja anulada.

“Existe jogada política nessa decisão. Não se pode deixar um pleito correr e ‘peneirar’ os candidatos que praticaram condutas ilícitas. Houve série de irregularidades. Uma delas é fila extensa de eleitores para poucas seções eleitorais, boca de urna dentro e fora das escolas, confusão entre eleitores dentro da seção e votos duplicados dentro da urna”, comentou o grupo de candidatos.