Estudo realizado pelo Data Sebrae aponta que para 68% das microempresas os custos com energia elétrica chegam a atingir 10% do orçamento

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou na terça-feira (12) do lançamento do projeto Gestão da Energia, idealizado pelo Sebrae. O evento foi realizado na sede do Sebrae em Goiânia (GO), com transmissão simultânea nas redes sociais. Na ocasião foi apresentando o programa que vem para ampliar o olhar sobre a utilização racional da energia no sistema produtivo das empresas promovendo a otimização do uso das diversas energias de modo eficiente para se obter o resultado com o melhor desempenho produtivo.

Por definição, a eficiência energética é a relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. “Energia foi tema no sistema Sebrae nos anos 80 e eu brinco que fiz um pouquinho parte dessa história porque foi quando eu entrei no Sebrae”, disse o ministro.  “A questão da eficiência energética é um instrumento de gestão muito importante e eu quero parabenizar essa retomada do link entre energia e sustentabilidade que estão previstos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

Alvim falou ainda sobre o panorama da matriz energética brasileira, o cenário internacional e elogiou a estratégia do Sebrae de “criar oportunidades de novos negócios para os pequenos a partir da implantação de uma agenda de energia renovável, onde se abrem oportunidades de indústria comércio e serviços para a partir da estratégia de geração distribuída”.

Pesquisas mostram que os custos com energia afetam as empresas de forma contínua e crescente, e um estudo realizado pelo Data Sebrae aponta que para 68% das microempresas os custos com energia elétrica chegam a atingir 10% do orçamento.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes, fez a abertura do evento e agradeceu a presença de todos. “É difícil encontrar parceiros que entendam as micro e pequenas empresas do Brasil”, afirmou. “O micro e pequeno empresário está sendo reconhecido pelo Sebrae, governo federal e estadual para minimizar as dificuldades que ele vem passando”, avaliou.

O evento contou ainda com apresentações do secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, que tratou da gesta de energia no estado, do coordenador de Projetos de Sustentabilidade e Eficiência Energética da Enel Goiás, Adriano Ferreira De Faria, do diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto e a apresentação do programa Gestão da Energia e a competitividade dos pequenos negócios, pela analista e representante do Sebrae Nacional, Juliana Borges.

Por Portal Novo Norte