A rede social X foi autorizada a retormar sua operação no Brasil nesta terça-feira (8) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A Anatel recebeu a determinação para restaurar o acesso, depois que a plataforma pagou multas no valor de R$ 28,3 milhões e cumpriu outras exigências do ministro.Desde o bloqueio em 30 de agosto, o X, de propriedade de Elon Musk, começou a obedecer as ordens de Moraes. A plataforma indicou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova como sua representante legal no Brasil e efetuou o pagamento das multas, que inicialmente foram depositadas na conta errada.Com a transferência dos R$ 28 milhões para o banco correto, Moraes assinou o despacho autorizando o fim da suspensão. A Procuradoria-Geral da República já havia se posicionado favoravelmente ao desbloqueio da rede, após as exigências terem sido atendidas.Agora, a liberação do X para os usuários brasileiros depende apenas da Anatel e das operadoras de internet, que deverão implementar a decisão do ministro nas próximas 24 horas.
Candidata que prometia acabar com colchetes das estradas vicinais teve apenas três votos
Depois de uma campanha de 45 dias prometendo o fim dos colchetes nas estradas vicinais, Maria Assunção, candidata a vereadora em Filadélfia, norte do Tocantins, conquistou apenas três votos. Segundo amigos próximos, a própria candidata decidiu não votar em si mesma no dia da eleição, optando por apoiar uma amiga que acabou eleita.Assunção, que adotou o slogan “Zero Colchetes”, ganhou simpatia com sua proposta inusitada, mas não conseguiu atrair o eleitorado para seu lado. Márcio Kaíque Dias, que votou pela primeira vez, lamentou a situação: “O povo não entendeu bem a proposta, mas eu votei porque acredito no fim dos colchetes que só atrasam nossa vida.”Mesmo com o resultado decepcionante, a candidata segue firme em seu projeto. Amigos afirmam que Assunção já pensa em se candidatar novamente, mantendo o foco em eliminar os colchetes das estradas.fonte: otancantins.com.br
Eleitores de SP definem nova composição da Câmara Municipal
A população de São Paulo escolheu, neste domingo (6), os 55 vereadores que atuarão na próxima legislatura da Câmara Municipal a partir de 2025. O PT será a maior força, conquistando oito cadeiras. Logo atrás, PL, MDB e União Brasil garantiram sete vagas cada um.Lucas Pavanato, do PL, foi o candidato mais votado, recebendo 161 mil votos. Já Ana Carolina Oliveira, do Podemos, conhecida por ser mãe de Isabela Nardoni, ficou em segundo lugar com 129 mil votos.No total, mais de 5,7 milhões de eleitores foram às urnas para definir os novos representantes da cidade. A disputa foi acirrada e incluiu nomes conhecidos como Amanda Paschoal (PSOL), Rubinho Nunes (União Brasil) e Thammy Miranda (PSD), que também garantiram suas vagas.O resultado das eleições confirma uma Câmara Municipal diversificada, com representação significativa de partidos de centro-direita e esquerda, além de candidaturas que refletem temas como segurança pública, inclusão social e direitos das minorias.Lucas Pavanato (PL) – 161.386 votosAna Carolina Oliveira (Podemos) – 129.563 votosDr. Murillo Lima (PP) – 113.820 votosSargento Nantes (PP) – 112.484 votosAmanda Paschoal (PSOL) – 108.654 votosRubinho Nunes (União Brasil) – 101.549 votosLuna Zarattini (PT) – 100.921 votosLuana Alves (PSOL) – 83.262 votosDra. Sandra Tadeu (PL) – 74.511 votosPastora Sandra Alves (União Brasil) – 74.192 votosSilvão Leite (União Brasil) – 63.988 votosIsac Félix (PL) – 62.275 votosZoe Martinez (PL) – 60.272 votosGabriel Abreu (Podemos) – 58.581 votosRodrigo Goulart (PSD) – 58.715 votosDanilo do Posto de Saúde (Podemos) – 58.676 votosEdir Sales (PSD) – 58.190 votosAlessandro Guedes (PT) – 58.183 votosCelso Giannazi (PSOL) – 57.789 votosCris Monteiro (Novo) – 56.904 votosSilvinho (União Brasil) – 53.453 votosThammy Miranda (PSD) – 50.234 votosNabil Bonduki (PT) – 49.540 votosJanaina Paschoal (PP) – 48.893 votosFabio Riva (MDB) – 44.627 votosMajor Palumbo (PP) – 43.455 votosRute Costa (PL) – 43.090 votosSidney Cruz (MDB) – 42.988 votosGeorge Hato (MDB) – 42.837 votosSansão Pereira (Republicanos) – 42.229 votosAndré Santos (Republicanos) – 41.379 votosHélio Rodrigues (PT) – 40.753 votosAmanda Vettorazzo (União Brasil) – 40.144 votosMarcelo Messias (MDB) – 40.079 votosMarina Bragante (Rede) – 39.147 votosTripoli (PV) – 39.039 votosSimone Ganem (Podemos) – 38.540 votosSandra Santana (MDB) – 38.326 votosJoão Jorge (MDB) – 36.296 votosEly Teruel (MDB) – 35.622 votosProfessor Toninho Vespoli (PSOL) – 34.735 votosSilvia da Bancada Feminista (PSOL) – 34.537 votosSonaira Fernandes (PL) – 33.957 votosDr. Milton Ferreira (Podemos) – 33.493 votosJoão Ananias (PT) – 33.225 votosKenji Palumbo (Podemos) – 32.495 votosRicardo Teixeira (União Brasil) – 31.566 votosJair Tatto (PT) – 30.905 votosDheison (PT) – 30.575 votosSenival Moura (PT) – 30.480 votosEliseu Gabriel (PSB) – 30.706 votos
Renata Falzoni (PSB) – 30.206 votosKeit Lima (PSOL) – 27.769 votosAdrilles Jorge (União Brasil) – 25.038 votosGilberto Nascimento (PL) – 22.306 votosCom informação do Pleno News.
Agradeço a todos que entenderam que a continuidade da administração do nosso prefeito Welberth Rezende, n. 23, era verdadeiramente o melhor para nossa cidade
O prefeito Welberth foi reeleito com 111.953 votos, representando 85,60% da população de Macaé. Ou seja, de cada 10 pessoas, 8, quase 9, aprovam o governo do prefeito. Isso só foi possível graças a Deus e a vocês, população de Macaé, que reconheceram o trabalho realizado nesses quase 4 anos — especificamente 3 anos e 10 meses — enfrentando, inclusive, uma pandemia de COVID-19 e, além disso, a crise do petróleo de 2015. Parabéns a todos os vereadores eleitos, pois não existe um Executivo forte sem uma Câmara unida, respeitando a separação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, mas todos convergindo para o interesse maior: o povo. Um agradecimento especial às 4 novas mulheres vereadoras, pois em 211 anos da nossa história, é a primeira vez que isso acontece. Uma responsabilidade ímpar para aquelas que são a maioria em nosso sistema eleitoral. Seguiremos todos ao lado do nosso prefeito Welberth, que agora contará comigo, na condição de vice-prefeito eleito, ajudando-o cada vez mais e buscando o melhor, juntamente àqueles que contribuíram, direta ou indiretamente, para este governo humanizado e responsável, pois ninguém faz nada sozinho. Que Deus abençoe a vocês e continue guiando o governo do nosso prefeito Welberth Rezende e sua equipe.*Contem conosco sempre. Ótimo dia a todos.
Nikolas Ferreira acusa Lula de mentir sobre combate à fome no Brasil
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez duras críticas ao presidente Lula (PT) em um vídeo divulgado hoje (30), afirmando que o chefe do Executivo mentiu ao falar sobre o combate à fome no Brasil. O ataque veio após Lula ter afirmado, durante um encontro com o magnata da Microsoft, Bill Gates, que havia acabado com a fome no Brasil em 2014 e que, em 2023, já teria retirado 24,5 milhões de pessoas dessa condição.Ferreira contestou os dados apresentados por Lula, que, segundo o presidente, teria assumido o governo em 2023 com 33 milhões de brasileiros vivendo em situação de fome. Esses números foram retirados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, realizado pela Rede Pessan e divulgado em 2022, que apontava a situação crítica da fome durante a pandemia de covid-19, no governo de Jair Bolsonaro (PL).Além de apontar contradições nos dados, o parlamentar mineiro destacou que a insegurança alimentar grave, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), afetava 9,9% da população entre 2020 e 2022, e não os 33 milhões mencionados por Lula. Ferreira ainda lembrou que, durante o encontro, Lula prometeu erradicar a fome no Brasil até 2026.As divergências entre os números apresentados por Lula e os dados de pesquisas como a da FAO e da FGV Social geraram debates. A pesquisa da FAO indicou que 14,3 milhões de brasileiros enfrentavam fome entre 2021 e 2023, enquanto a FGV apontava que 36% da população brasileira, ou cerca de 77 milhões de pessoas, enfrentavam algum nível de insegurança alimentar em 2021.Durante o evento em Nova York, Lula recebeu um prêmio da Fundação Bill e Melinda Gates, em reconhecimento às políticas de combate à fome implementadas durante seus mandatos, o que intensificou o debate em torno da veracidade dos dados sobre insegurança alimentar no Brasil.Com informação do Pleno News.
Justiça multa Dr. Aluízio e manda remover vídeo associando Welberth ao tráfico
A 254ª Zona Eleitoral de Macaé multou em R$ 5 mil o candidato do PDT a prefeito, Dr. Aluízio, e mandou que fosse retirado da internet vídeo em que ele associa o atual prefeito e candidato à reeleição, Welberth Rezende (Cidadania), ao tráfico de drogas. A sentença foi publicada pela Justiça Eleitoral na manhã desta terça-feira (17).Segundo a representação, feita pela campanha de Welberth, Dr. Aluízio fez as acusações com base em outro vídeo que circula na internet, cuja autoria é anônima, sem menção a processos, investigações ou qualquer outro dado. Afirmou ainda que o candidato do PDT utilizou a página no Instagram “A Voz do Macaense” para a veiculação das falas.Em sua defesa, Dr. Aluízio alegou negou relação com a página, afirmando que esta pertence a terceiros que não possuem vínculo com a sua candidatura. Além disso, argumentou que a Constituição Federal assegura a “liberdade de manifestação de pensamento por meio da rede mundial de computadores” e que sua fala teve como base informações e fotos que foram divulgadas, sem materializar acusação.O Juízo Eleitoral, por sua vez, analisou que Dr, Aluízio de fato usou vídeo anônimo para citar de forma clara e nominal Welberth e seu irmão. Além disso, o candidato do PDT questiona o prefeito a se manifestar sobre a suposta proximidade com o tráfico de drogas, bem como o responsabiliza, previamente, por eventuais ataques à sua vida e integridade física.“Assim, entendo que o vídeo ora impugnado configura propaganda negativa, já que extrapolou os limites da liberdade de expressão ao atribuir ao representado, de forma nominal, eventual proximidade com o tráfico, sem nenhum indicativo de prova, em tom desabonador, passível de ofender a sua honra e imagem”, diz parte da sentença.Dessa forma, a Justiça Eleitoral além de aplicar a multa determinou também que Dr. Aluízio não faça novas veiculações sobre as supostas acusações, sob pena de novas multas de R$ 5 mil por reiteração. Determinou ainda a remoção do vídeo das páginas “A Voz do Macaense” e “Boletim de Macaé”, bem como a circulação do material via WhatsApp.
Troca de farpasEm vídeo divulgado há cerca de 10 dias, Dr. Aluízio usou informações que circulam nas redes sociais para colar Rezende a um suposto envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo o candidato, o pivô dessa conexão seria um irmão do prefeito. Aluízio ainda relatou denúncias às polícias Civil e Federal.“Linkar o governo de Macaé ao tráfico de drogas é algo insuportável. O irmão do prefeito, que vem sendo falado há anos que tem envolvimento, agora parece materializado. Prefeito, você precisa vir a público dizer que tudo isso é mentira. Ou então, você vai ter que dizer que seu irmão e aquelas pessoas são avatares, na verdade”, atacou.Por sua vez, Rezende se defendeu, pregou respeito entre os adversários e disse que tomaria medidas judiciais e policiais em relação à fala de Aluízio. O prefeito ainda afirmou que manteria compromisso firmado no começo da corrida eleitoral de focar sua campanha em propostas.“No início das eleições, fizemos um vídeo pregando que fizéssemos uma campanha limpa, sem ataques e baseada em propostas para a cidade. Começaram os ataques e mentiras que em nada contribuem para o debate. Atingir a honra e machucar a família das pessoas com notícias falsas é uma demonstração de desespero”, rebateu.
Ney Leprevost sai fortalecido após debate com rivais em Curitiba
Ney Leprevost, candidato do União Brasil, chamou a atenção no debate realizado pela RICTV, afiliada da TV Record, neste sábado (28). Com uma postura firme e propostas concretas, ele se destacou ao abordar temas como saúde, educação e segurança pública, áreas sensíveis para os eleitores de Curitiba.Durante o debate, Leprevost usou sua experiência como gestor para apresentar soluções práticas para os desafios da cidade, o que rendeu elogios de analistas e conquistou o público. Em um dos momentos mais comentados, ele criticou a falta de investimentos em serviços essenciais.Enquanto seu principal adversário, Pimentel (PSD-PR), tentou atacá-lo, Leprevost habilmente contornou as críticas, deixando sua equipe irritada nos bastidores. A firmeza e a clareza de seus posicionamentos reforçaram sua imagem de candidato preparado.O destaque de Leprevost no debate fortaleceu sua campanha, já que o público reagiu positivamente às suas propostas e à sua postura diante dos rivais.Com informação do Hora brasilia.
Bolsonaro tem mais candidatos liderando prefeituras das grandes cidades do que Lula
Aliados de Jair Bolsonaro têm vantagem nas eleições para as prefeituras das maiores cidades do Brasil, superando os apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva. Um levantamento recente da Folha de S.Paulo aponta que, nos 103 municípios com mais de 200 mil habitantes onde há previsão de segundo turno, 23 candidatos apoiados por Bolsonaro lideram as pesquisas, sendo 11 deles isolados na frente.O Partido Liberal (PL), sigla de Bolsonaro, se destaca especialmente nas capitais, onde seus candidatos estão à frente em oito das 26 principais disputas. Enquanto isso, os candidatos apoiados por Lula evitam associar suas campanhas ao petista, temendo rejeição em algumas regiões. A Folha cita como exemplo os prefeitos Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, e João Campos, no Recife, que, mesmo buscando a reeleição, mantêm distância pública de Lula.Mesmo com o ex-presidente Lula apoiando um número maior de candidatos — 81 contra 64 de Bolsonaro — a força do ex-presidente do PL é notável em algumas das maiores cidades do país. O PL de Bolsonaro lidera em 10 grandes municípios, enquanto o PT de Lula se destaca em apenas três.Por mais que Bolsonaro e Lula sejam figuras de destaque nas eleições municipais de 2024, muitos candidatos preferem conduzir suas campanhas com foco em questões locais, deixando os dois ex-presidentes em segundo plano no discurso eleitoral. O resultado pode indicar uma tendência de personalização das eleições nas regiões, mesmo com o peso dos apoios nacionais.Com informação do Pleno News.
QUISSAMÃ: ARMANDO CARNEIRO DISPARA NA RETA FINAL, ABRE 25 PONTOS PARA MARCELO BATISTA E SE CONSOLIDA NA LIDERANÇA
Pesquisa do Instituto Iguape, feita dias 25 e 26 de setembro, aponta o candidato da Coligação Quissamã do Futuro com 59,5%, contra 34% de Marcelo Batista Na reta final da eleição para prefeito, o candidato Armando Carneiro, da Coligação Quissamã do Futuro, abriu 25,5 pontos percentuais de diferença para Marcelo Batista, de acordo com a pesquisa do Instituto Iguape, com sede em Cabo Frio, divulgada neste domingo. No método induzido, em que o entrevistado recebe uma cartela com o nome dos candidatos antes de responder, Armando alcançou 59,5%, contra 34% de Marcelo Batista. Simone Flores conseguiu 0,3%. Não sabe/não respondeu somou 6,3%. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-03727/2024, foi realizada entre os dias 25 e 26 de setembro e teve o sistema JABM de Comunicação como contratante. Foram ouvidas 400 pessoas e a margem de erro é de 4,8 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.Na pesquisa espontânea, a distância entre Armando e Marcelo segue alta, com 20 pontos percentuais de vantagem para Armando – 49,5% a 29,5%. Neste formato, o eleitor é perguntado diretamente em quem votaria para prefeito, desta vez sem a cartela com o nome dos candidatos para escolher em quem votaria. Simone Flores e Dijamim Ferreira somam 0,3% cada, com nulo e branco recebendo 3%, e 17,5% não sabe/não respondeu.Outra pergunta feita pelo instituto foi sobre a rejeição – em quem o senhor não votaria de jeito nenhum. Nesse quesito, o maior número ficou com Simone Flores, com 35,3%, seguida por Marcelo Batista (28,3%) e Armando Carneiro (18%). Não sabe/não respondeu somou 18,5%.A pesquisa quantitativa foi feita de forma presencial, cobrindo as regiões urbana e rural do município usando como universo eleitores com 16 anos ou mais. Os eleitores foram selecionados em 2 (dois) estágios. No primeiro, os setores censitários foram selecionados, probabilisticamente, através do método PPT – Probabilidade Proporcional ao Tamanho, tomando o número de eleitores como base para seleção. No segundo estágio, a seleção do entrevistado, dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas proporcionais, com abordagem mista (domiciliar e pontos de fluxo).
Lula desiste de evento após equipe ser barrada em Nova Iorque
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abandonou um evento beneficente em Nova Iorque organizado pela Fundação Clinton após parte de sua equipe ser impedida de entrar. A confusão começou quando o protocolo foi alterado de última hora devido à presença surpresa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.Com a chegada de Biden, o controle de segurança do local passou a ser feito pelo Serviço Secreto americano, resultando em barreiras e restrições que afetaram até os membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Brasil. Isso causou um desentendimento com a equipe brasileira, irritando Lula.Mesmo após a tentativa de assessores da Clinton Foundation, liderada pelo ex-presidente Bill Clinton, para convencer o presidente brasileiro a ficar, Lula decidiu sair do local e cancelar sua participação no evento.Com informação do Pleno News.
















