Banhistas frequentam Praia Campista sem a presença de agentes de guarda-vidas

Devido às altas temperaturas registradas no início de primavera, banhistas frequentam Praia Campista sem guarda-vidas

Com um mar aberto e agitado e a presença cada vez mais constante de banhistas que procuram lugares isolados, a Praia Campista vem sendo muito utilizada para a pesca e também para banho. Localizada entre a Prainha do Farol e a Praia dos Cavaleiros, a área até hoje não foi beneficiada com instalação de postos de salva-vidas e nem com a presença de agentes no local para fiscalizar qualquer tipo de afogamento. Mesmo com o registro de altas temperaturas nesta estação, banhistas se arriscam e entram na água sem um guarda-vida na área.

Em praias como a Campista, São José do Barreto e Lagomar, os banhistas só podem contar com a sorte para não se afogar. Com a aproximação das férias muitos temem que adolescentes e jovens frequentem o local sem nenhum tipo de supervisão do Corpo de Bombeiros.

A equipe de reportagem do jornal O DEBATE conversou com algumas pessoas e muitas afirmaram que não tomam banho por haver grande perigo e pela falta de guarda-vidas na área. “Venho sempre para este ponto, pois acho mais tranquilo e menos aglomerado, porém, há dias em que não entramos na água por medo de não conseguir sair. A presença de profissionais nessa área traria segurança para quem frequenta a praia”, conta a estudante Thais Lacerda.

O Corpo de Bombeiros de Macaé afirmou que, atualmente, a instituição dispõe de 60 guarda-vidas. Segundo o comando, todos os agentes são distribuídos para as principais praias de Macaé, porém, nos meses de abril a novembro, os salva-vidas recebem férias e licença prêmio, o que acaba diminuindo o efetivo do quadro.

Prefeitura promete parceria – Há meses, a Prefeitura de Macaé anunciou reforços no efetivo de guarda-vidas para atuar na alta temporada no município. A ideia é que a parceria será feita através da construção de postos salva-vidas, da disponibilização de guardas municipais para a fiscalização da orla e de guarda-vidas, que é exclusiva ao Corpo de Bombeiros.