A gastronomia é um dos principais setores do município, e a sua retomada inspira uma série de medidas - Divulgação

Reabertura inspira cuidados por parte dos estabelecimentos e dos clientes 

Procura e cuidados necessários por parte da clientela marcam o retorno do atendimento presencial dos restaurantes em Macaé. Após o prefeito Dr. Aluízio autorizar a flexibilização por meio do Decreto Municipal 123/2020, a categoria segue otimista. Depois de longos cinco meses de atividades paralisadas em virtude do isolamento social, principal forma de combate à disseminação do coronavírus, com a reabertura a classe vem se reformulando frente ao momento chamado de ‘novo normal’.
Segundo a Presidente do Polo Gastronômico, Mirian Dias Barbosa, nem todos os associados reabriram as suas portas, alguns por estarem em ampliação e outros por ainda não terem sido convocados para testar funcionários e colaboradores. “Os restaurantes associados que abriram tiveram boa procura e os clientes entendem o momento e são 100% colaboradores e participativos”, comenta Mirian sobre a movimentação dos primeiros dias desde a permissão de reabertura.
Permitidos ao retorno físico, funcionários dos segmentos liberados pelo chefe do executivo no decreto devem ser testados no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba para voltarem às suas operações, mas só caso o resultado seja negativo para COVID-19. O decreto determina ainda que o horário de funcionamento aconteça entre 11h30 às 15h e entre às 18h às 22h. Quanto às medidas sanitárias, aferição de temperatura, uso obrigatório de tapetes sanitizantes na entrada do estabelecimento, uso de máscara e face shield por parte dos funcionários e máscara facial por parte da clientela e dispenser de álcool em gel 70%, são algumas das várias exigências nesse tempo que inspira cuidados.
Tomando fôlego para o reaquecimento da economia local, já que a gastronomia é um dos principais setores do município, a retomada inspira uma série de medidas visto que o cenário pandêmico não findou. Neste sentido, Mirian salienta. “O retorno deverá ser feito de forma gradual, onde todos os protocolos de saúde estão sendo implementados e seguidos. Tudo é muito novo para todos”, disse.
Vale dizer que embora Macaé tenha conquistado a ‘faixa verde’ do covidímetro, o que significa risco baixo no grau de contaminação e sendo o estágio que permitiu a flexibilização de novos segmentos, a pandemia segue na cidade e requerendo a atenção redobrada pela clientela desses.