Ele foi julgado culpado por “apologia pública a ato de terrorismo”, “provocação ao ódio ou à violência”, “insulto a titular de autoridade pública” e “ameaça de crime”, resultando em uma sentença de 18 meses de prisão

O TikToker Oussema F., de 26 anos, foi condenado na França por uma série de crimes relacionados a apologia ao terrorismo e ameaças, incluindo declarações contra o prefeito de Nice. O influenciador digital esquerdista, desempregado e anteriormente açougueiro, que conta com cerca de 40 mil seguidores na plataforma TikTok, enfrentou acusações severas na segunda-feira, 18 de dezembro. Ele foi julgado culpado por “apologia pública a ato de terrorismo”, “provocação ao ódio ou à violência”, “insulto a titular de autoridade pública” e “ameaça de crime”, resultando em uma sentença de 18 meses de prisão, dos quais seis são em liberdade condicional. Além disso, o tribunal determinou a proibição do uso e monetização de suas redes sociais por cinco anos e exigiu a realização de um curso de cidadania.

As declarações de Oussema F. que levaram à sua condenação incluíam apoio explícito ao grupo terrorista Hamas e ameaças diretas ao prefeito de Nice, Christian Estrosi. Em vídeos postados em outubro, o TikToker expressou, em árabe, seu apoio ao Hamas, além de insultar e ameaçar Estrosi, que havia hasteado a bandeira de Israel em frente à Câmara Municipal em solidariedade ao povo hebreu. As falas chocantes de Oussema incluíram ameaças de estrangulamento com a bandeira de Israel e outros insultos obscenos.