Vereador José Prestes discursou na tribuna em seu retorno à Câmara Municipal

Parlamentar esteve afastado de suas funções por decisão judicial desde dezembro de 2017

O vereador José Prestes (PPS) retornou às suas funções na Câmara Municipal de Macaé, em sessão ordinária desta quarta-feira (29). O parlamentar estava afastado do cargo por decisão judicial para investigação de suposto envolvimento em crimes de peculato, desde dezembro de 2017, por suspeita de envolvimento em esquema criminoso que ficava com parte dos salários de servidores públicos comissionados na Secretaria Municipal de Agroeconomia.

Na semana passada a Justiça revogou a decisão de afastamento permitindo o retorno de José Prestes para assumir a cadeira do Poder Legislativo, que estava sendo ocupada pelo suplente Reginaldo do Hospital (PROS).

Todos os vereadores presentes concederam palavras de apoio a José Prestes. Num discurso emocionado, o parlamentar agradeceu o apoio da família, amigos e advogados. “Vivemos tempos sombrios. A política que é a única forma de sobrevivência da democracia encontra-se profundadamente desgastada e mal vista pela população brasileira. Uma manchete de jornal, um post na internet pode virar um linchamento público”, disse.

Prestes seguiu seu pronunciamento: “Estou feliz e aliviado em poder voltar a esta tribuna e representar, não só os 1509 votos que concederam a minha eleição, mas a toda a população macaense. Mais ainda do que ser inocentado do processo, o meu discurso é de arregaçar a manga para poder recuperar o tempo perdido. Tenho certeza de que vou andar de cabeça erguida por toda Macaé, do mar à serra, do Parque de Tubos ao Lagomar. Vou aumentar minhas participações nas redes sociais prestando contas, recebendo e respondendo mensagens, interagindo com os macaenses em larga escala. Quero trazer boas propostas para esta casa. Estou fortalecido com a certeza de minha inocência”, finalizou.

O vereador Robson Oliveira (PSDB) fez questão de registrar que, apesar de ter assumido uma cadeira no afastamento de José Prestes, jamais torceu contra o vereador, comemorando ainda a continuidade do mandato já que outro titular da coligação que reuniu PPS, PROS e PSDB, o ex-vereador Welberth Rezende (PPS), foi eleito deputado estadual e deixou o mandato no Legislativo municipal para tomar posse na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em fevereiro desse ano.