As expectativas quanto a publicação do edital de concessão do Aeroporto de Macaé ajudam a criar um ambiente positivo, de investimentos e de geração de empregos, para a cidade em 2019. O processo deve ser publicado na próxima semana, com a previsão de assinatura do contrato em janeiro. A partir daí, a base da cidade será administrada por uma grande empresa de gestão aérea, que prometerá investir pesado. É esperar para ver.
Obras
Outro fato importante, que vai marcar o encerramento de 2018, será a emissão da licença prévia do Tepor – Terminal Portuário de Macaé. Depois da audiência pública realizada no início do mês, o projeto ganhou definitivamente a adesão da sociedade e das instituições que apostam na superação de Macaé. A previsão é que as obras sejam iniciadas em julho do próximo ano, junto com a construção da Transportuária. Até lá, estima-se que a pavimentação de Santa Tereza esteja seguindo de vento em popa.
Oportunidades
E não restam dúvidas que a construção civil promete ser o setor que mais vai gerar oportunidades de trabalho no próximo ano. Ao menos três grandes projetos entrarão em execução na cidade: Santa Tereza, o novo porto de São José do Barreto e a Transportuária. Cerca de duas mil vagas poderão ser criadas apenas para esses empreendimentos, fora os que estão previstos pelo projeto Avança Macaé, que ainda será votado pela Câmara.
Moradia
Depois da forte crise que ainda afeta o mercado imobiliário, a MRV Engenharia segue firme com dois grandes projetos de moradia em Macaé. O condomínio da Linha Verde, na Cancela Preta, já está quase concluído. Um outro, em processo de construção no trevo do Imburo, será ocupado por milhares de famílias que conseguiram conquistar o sonho da casa própria. A previsão é que as vendas melhorem a partir do próximo ano.
Contratação
O comércio da cidade já abriu a temporada de contratação para as vendas de fim de ano, um momento importante e disputado para quem está distante do mercado de trabalho. As chances são principalmente para jovens que tentam espaço, mesmo sem experiência, em uma das bases da economia da cidade. Para quem deseja fazer uma grana extra, para curtir o Réveillon e o Carnaval, fica aí a dica para correr atrás do emprego temporário.
Mercado
No Mercado de Peixes, a prefeitura precisa intervir para retomar o espaço destinado à produção pesqueira, hoje ocupado por barcos que atendem ao suporte offshore. Antes realizadas à noite, as operações de carregamento e descarga de materiais que são levados para rebocadores ocorrem também durante o dia, afetando o escoamento da produção pesqueira. Enquanto gente grande lucra alto com a operação, o pescador continua sofrendo.
Serra
Na Serra, a população acompanha as ações ainda realizadas pela prefeitura, por conta dos impactos ocasionados pelas chuvas que atingiram a cidade no início do ano. A recuperação do acesso a estradas vicinais e a reforma de pontes danificadas, aos poucos ajudam a retomar a normalidade das famílias que optam por viver longe dos transtornos da cidade. Os trabalhos ajudam a garantir também o acesso dos turistas durante o verão.
Passagem
Em vigor há um mês, a passagem em valor integral para quem não reside em Macaé, e não possui o Cartão Macaé Cidadão, ainda tem gerado reclamação. É que, apesar de não viver na cidade, muita gente de outras cidades da região utilizam os sistemas de Educação e de Saúde, mantidos pela prefeitura. E quem não encontra um jeitinho para garantir o Cartão, acaba pagando R$ 3,05 para circular pelas ruas do município.
Eleitos
A posse dos deputados eleitos mexe com o imaginário de quem participa do cotidiano político de Macaé. Consolidados pelas urnas neste ano, os nomes da cidade que passarão a atuar na Alerj e no Congresso Nacional já se antecipam como candidatos à sucessão do governo da mudança. Resta saber quem terá fôlego para aguentar o pique até 2020, sem virar alvo do grupo que não perde a oportunidade de se perpetuar no poder.