Deputado federal participa de evento ao lado do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta
Durante evento de lançamento da Campanha de Doação de Leite Materno, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Zona Sul do Rio, o deputado federal Christino Áureo (PP) destacou a importância da ampliação do número de leitos nas UTIs noenatais no Estado.
“Hoje, viemos apoiar a campanha de doação do leite materno, mas também para lutar por um tema muito sensível à saúde infantil que é a ampliação do número de leitos de UTIs Neonatais no país. Essas unidades são fundamentais para reestabelecer a saúde dos bebês prematuros, portanto solicitei ao Ministro celeridade na habilitação de unidades no estado para o recebimento de recursos do Sistema Único de Saúde. O Hospital dos Plantadores de Cana de Campos, por exemplo, está com toda documentação necessária para a sua habilitação, e com isso poderá oferecer um melhor atendimento à população. Estarei lutando por essa causa em todo estado”, afirmou o deputado.
O Ministro Luiz Henrique Mandetta, se comprometeu com a demanda do deputado e afirmou que espera estar em breve atendendo. Ele destacou a importância da campanha que tem como slogam “Doe leite materno, alimente a vida”. “Tem uma correlação direta entre aleitamento materno e a redução de mortalidade infantil. No caso dos prematuros, isso ainda é mais dramático”, disse o ministro.
Na ocasião, Christino lembrou as dificuldades que passam também os hospitais que recebem essas crianças e não possuem o alimento tão fundamental para o desenvolvimento dos bebês. “Eu tenho seis filhos, e um deles necessitou muito do banco de leite quando esteve internado numa UTI neonatal. Portanto, sei muito bem o drama que sofre a família, mas também os administradores de hospitais que necessitam desse alimento. O Hospital dos Plantadores de Cana, de Campos dos Goytacazes, por exemplo, é uma instituição que necessita muito de doações do leite materno, além de infraestrutura que melhorem este sistema. E hoje, consegui o compromisso do Ministro de trabalhar para atender esta unidade o outras do estado”, informou o deputado.
No evento, além do fazer o lançamento da campanha, que envolve anúncios em veículos de imprensa neste mês de maio, para sensibilizar gestantes e lactantes para a importância da doação, o ministério certificou duas unidades para recebimento de leite materno. As unidades ficam nos municípios de Quissamã e Petrópolis.
Dados do Ministério apontam que hoje, 55% das necessidades do leite materno no país são atendidas, e aumentar este atendimento é fundamental para saúde infantil e toda mulher que amamenta é uma possível doadora. No último ano foram recebidos 2 milhões de litros de leite materno que atenderam 2 milhões de bebês.
A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, destacou a importância do poder legislativo na confecção de políticas. Ela ressaltou ainda o pioneirismo da Rede Global de Bancos de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz que, através do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), apoia mães que querem amamentar e incentiva a doação de leite. O Brasil é uma referência mundial na manipulação de leite materno, com uma série de países que adotam tecnologia brasileira de coleta, pasteurização e entrega do alimento.