Christino Áureo destacou a importância da ampliação do número de leitos nas UTIs neonatais no Estado

Deputado federal participa de evento ao lado do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

Durante evento de lançamento da Campanha de Doação de Leite Materno, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Zona Sul do Rio, o deputado federal Christino Áureo (PP) destacou a importância da ampliação do número de leitos nas UTIs noenatais no Estado.

“Hoje, viemos apoiar a campanha de doação do leite materno, mas também para lutar por um tema muito sensível à saúde infantil que é a ampliação do número de leitos de UTIs Neonatais no país. Essas unidades são fundamentais para reestabelecer a saúde dos bebês prematuros, portanto solicitei ao Ministro celeridade na habilitação de unidades no estado para o recebimento de recursos do Sistema Único de Saúde. O Hospital dos Plantadores de Cana de Campos, por exemplo, está com toda documentação necessária para a sua habilitação, e com isso poderá oferecer um melhor atendimento à população. Estarei lutando por essa causa em todo estado”, afirmou o deputado.

O Ministro Luiz Henrique Mandetta, se comprometeu com a demanda do deputado e afirmou que espera estar em breve atendendo. Ele destacou a importância da campanha que tem como slogam “Doe leite materno, alimente a vida”. “Tem uma correlação direta entre aleitamento materno e a redução de mortalidade infantil. No caso dos prematuros, isso ainda é mais dramático”, disse o ministro.

Na ocasião, Christino lembrou as dificuldades que passam também os hospitais que recebem essas crianças e não possuem o alimento tão fundamental para o desenvolvimento dos bebês. “Eu tenho seis filhos, e um deles necessitou muito do banco de leite quando esteve internado numa UTI neonatal. Portanto, sei muito bem o drama que sofre a família, mas também os administradores de hospitais que necessitam desse alimento. O Hospital dos Plantadores de Cana, de Campos dos Goytacazes, por exemplo, é uma instituição que necessita muito de doações do leite materno, além de infraestrutura que melhorem este sistema. E hoje, consegui o compromisso do Ministro de trabalhar para atender esta unidade o outras do estado”, informou o deputado.

No evento, além do fazer o lançamento da campanha, que envolve anúncios em veículos de imprensa neste mês de maio, para sensibilizar gestantes e lactantes para a importância da doação, o ministério certificou duas unidades para recebimento de leite materno. As unidades ficam nos municípios de Quissamã e Petrópolis.

Dados do Ministério apontam que hoje, 55% das necessidades do leite materno no país são atendidas, e aumentar este atendimento é fundamental para saúde infantil e toda mulher que amamenta é uma possível doadora. No último ano foram recebidos 2 milhões de litros de leite materno que atenderam 2 milhões de bebês.

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, destacou a importância do poder legislativo na confecção de políticas. Ela ressaltou ainda o pioneirismo da Rede Global de Bancos de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz que, através do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), apoia mães que querem amamentar e incentiva a doação de leite. O Brasil é uma referência mundial na manipulação de leite materno, com uma série de países que adotam tecnologia brasileira de coleta, pasteurização e entrega do alimento.