Em mais uma ação preventiva por conta das chuva, a Defesa Civil de Macaé, ligada à Secretaria de Ordem Pública, reuniu, nesta quinta-feira (14), representantes de diversos órgãos da prefeitura para apresentação do Plano de Contingência do município. O encontro aconteceu no gabinete de crise, localizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
“A proposta é se antecipar às eventualidades. A apresentação visa contextualizar o papel de cada órgão caso tenha a necessidade de uma tomada de decisão. O plano, que segue a Lei federal 12.608/12, mostra as competências no monitoramento de desastres. Ações preventivas devem ser efetivas e evidenciadas”, destacou o secretário adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos.
Apesar de não haver indícios de tempestade, uma equipe acompanha a incidência e monitora os índices pluviométricos no município. “Como o Sul do Estado e, até mesmo a capital, sofreram com as chuvas nos últimos dias, a nossa preocupação é a prevenção. O objetivo do gabinete de crise é manter o governo em alerta durante as previsões de chuva, com o propósito de centralizar informações”, acrescentou Castilhos.
O Plano de Contingência relata o monitoramento permanente durante 24 horas, simulados em locais públicos, formação de voluntários, resgate em cachoeiras, remoção de moradores em área de risco, restabelecimento de vias, sistema de alerta e alarmes, além de outras medidas de segurança.
O encontro contou com a participação de representantes das Secretarias de Administração, Habitação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Ordem Pública, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Infraestrutura e Comunicação.
O plantão da Defesa Civil pode ser acionado em qualquer situação de emergência. Os contatos são 199 e 2759-2670.