Lobinhos da Alcatéia Jângal durante as atividades online - Divulgação

Sem previsão de retorno físico frente ao cenário pandêmico, chefes voluntários vêm mantendo as reuniões através da internet

Já são quase seis meses de readaptação. Isso porque a fim de garantir as reuniões escoteiras às crianças e aos jovens contemplados do 95º Grupo Escoteiro José Passos de Souza Júnior, os chefes voluntários vêm mantendo as atividades remotamente, enquanto seguem sem previsão de retorno físico, cooperando com o isolamento social, medida mais eficaz no enfrentamento à disseminação do coronavírus.

Segundo Eduardo Matos, diretor de métodos educativos, a importância de manter as atividades, mesmo que virtualmente, é de oferecer aos jovens escoteiros um momento de diversão e risada com os amigos. “É muito novo para os alunos e professores a utilização do meio virtual para as atividades escolares, certamente um modelo de ensino remoto como tal deveria ser cuidadosamente planejado e experimentado por pedagogos e psicólogos antes, com pausas e métodos específicos”, ressalta. E conclui: “Como a emergência da pandemia fez com que escolas precisassem se adaptar rapidamente, a experiência virtual está maçante. O escotismo é método de educação não-formal e também está se desafiando nesse mesmo sentido, de se adaptar. Mas é fundamental que nós assumamos o papel não somente da conscientização e da cidadania, como de praxe, mas também o papel do alívio nesse processo”.

O 95º Grupo Escoteiro, que completa este ano 39 anos de história em Macaé, conta com quase 200 integrantes, entre lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros e chefes. Sendo pioneiro no município, sua sede fica situada na Rua Dinamarca, número 99, no bairro Campo D’Oeste. Já as suas reuniões presenciais, que se encontram suspensas temporariamente, acontecem aos sábados, das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30.

Vale lembrar que o Escotismo é um movimento de educação não-formal protagonizado por crianças e jovens dos seis anos e meio aos 21 anos incompletos, com a orientação de adultos voluntários. Já a sua divisão se dá por quatro ramos com enfoques e temas diferentes acerca do Movimento Escoteiro, sendo esses o Ramo Lobo, as Tropas Escoteira e Sênior, e o Clã Pioneiro, oferecendo para as diferentes faixas etárias que atendem múltiplos aprendizados e desafios adequados.

Para acompanhar as atividades postadas pelo 95º Grupo Escoteiro José Passos de Souza Júnior basta acessar as suas mídias digitais no Facebook <http://fb.com/95rjge> ou no Instagram< https://instagram.com/95rjge?igshid=ip1pocebvy42> e, para conhecer mais sobre o grupo, acesse o site <https://www.95rjge.org/>.