O Encontro de Graffiti reúne artistas de diversos estados do Brasil, numa grande confraternização e intercâmbio cultural

O evento acontece de 27 a 29 de julho no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, apresentando o talento de 30 artistas

Uma bela vitrine de arte estará em evidência, pincelando cores e beleza na cidade, como forma de celebrar os 205 anos de criação da Vila de Macaé. Trata-se do Kolirius Graffiti Festival, em sua oitava edição, que acontece de 27 a 29 de julho, no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, apresentando o talento de 30 artistas, que desenvolveram técnicas especiais com o spray, destacando-se entre eles vários macaenses e renomados grafiteiros do país.

Segundo o organizador, artista plástico Marlon “Muk”, o tema do evento deste ano é ‘Escola da Vida’, esclarecendo que o aluno, além das disciplinas tradicionais, leva para casa experiências dos professores, dos colegas e amigos. “Escolhi este tema porque é lá na escola que há o início do aprendizado da vida, como respeito, união, igualdade, entre outros”, explica o grafiteiro.

Para Muk, as novidades deste ano serão as apresentações culturais, durante o festival, como dança e música, feitas pelos alunos da escola, além de sorteios de brindes, e a grande culminância que será realizada nos dias 28 e 29 com momento diferente e descontraído de discoteca.

Neste sentido, o Encontro de Graffiti reúne artistas de diversos estados do Brasil, numa grande confraternização e intercâmbio cultural. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (22) 98106-6805.

 

‘Escola da Vida’

Marlon Muk informa ainda que a temática ‘Escola da Vida’ escolhida como proposição do 8º Kolirius admite múltiplas interpretações e reflexões, histórias, esperiências e memórias que caracterizam a vida na escola, como um momento significativo de amadurecimento e crescimento pessoal. “É a educação como processo de vivência e desenvolvimento humano, e o descrito pelo poeta Tiago Melo no poema Canção do Fonema da Alegria (“Peço licença para algumas coisas, principalmente para desfraldar este canto de amor, publicamente sucede que só sei dizer”), disse.

Esta edição do Kolirius conta com a parceria da Drª Clarissa Fernandes do Rego Barros, Historiadora, Professora e Doutora em Trabalho e Política Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que forneceu todo o embasamento para o desenvolvimento do tema do projeto, já que este ano foi voltado para a área interna da Escola Maria Isabel.

Programação do 8º Kolirius

O Kolirius Graffiti Festival será aberto às 18h do dia 27 de julho, com solenidade feita pelo organizador Marlon Muk, no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão. No dia 28, acontecerá o início da pintura às 9h da manhã, marcando para o final da tarde as apresentações culturais dos alunos. Já no dia 29, prosseguem as pinturas na escola às 9h, com previsão de encerramento às 18h com apresentações culturais.

Artistas em evidência

A criativa arte do grafite vai ganhar a cidade, prometendo encantar o público com seus apreciáveis desenhos, tornando a comemoração dos 205 anos de Macaé muito mais colorido. Assim, o 8º Kolirius Graffiti Festival conta com a participação dos seguintes grafiteiros: Acne Bili, BR, Chico, Duim, Lets, Ment, Pakato, Tarm, do Rio de Janeiro; São Paulo: Bart, Dek, Dninja, Does, Evol, LeoDCO, Shock, Snek, Stan; de Belo Horizonte: Nica; Caxias do Sul: Flop; Macaé: Fen, Hera, Mib, Muk, Rota, Talu, Taru, Ted.

Apoio e parcerias

“Neste momento financeiro tão delicado em que atravessa o país, e mesmo com as dificuldades econômicas, acredito que este será um dos melhores festivais de grafitti que já fizemos em Macaé, justamente pela questão da união da escola com a organização e o apoio de empresas sediadas na cidade”, declarou Muk, aproveitando para agradecer o patrocínio da EDF Norte-Flumiense e apoio do Blue Tree Hotel, Personal Hotel, Hostel Mais Macaé, Prefeitura Municipal de Macaé, Othon Hotel, Paradiso Macaé Hotel, Bellatrix Hotel, Boss, Arco-Íris, Sinalarte, Infortec, Conventions Bureaux, Ibis Hotel, Pousada San Raphael, Colégio Atlântico, RA Seguranças, Art Cans.

Opinião do organizador

O artista plástico Marlon “Muk” afirma que este encontro proporciona a Macaé uma oportunidade única de divulgar de forma limpa esse tipo de arte no município. Além das chances de trocar experiências, ensinar e aprender algumas técnicas e traços.

Ele informa que na oportunidade Macaé ganhará, em seu aniversário, um dos mais expressivos painéis de graffiti do Brasil. A população terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a arte que está ganhando cada vez mais reconhecimento em todo o mundo.