Rio das Ostras recebe visita de superintendente do INCRA

0
1196
Encontro teve como objetivo trabalhar, efetivamente, a regularização fundiária na região

Encontro com secretário de Meio Ambiente aconteceu no Parque dos Pássaros

Na última terça-feira (24), o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Ronaldo Paes Leme, recebeu a visita do superintendente do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Carlos Castilho, para reforçar a parceria nessa nova gestão municipal. O encontro aconteceu no Parque dos Pássaros.

Durante a reunião, um dos assuntos abordados foi o fortalecimento do trabalho de aplicação de políticas públicas referente à reforma agrária, em atendimento ao assentamento Novo Horizonte, que fica em Cantagalo. Além disso, tem a aplicação de crédito, do Fomento Mulher, para mulheres assentadas. O objetivo é trabalhar, efetivamente, a regularização fundiária na região.

“As expectativas são as melhores. Queremos estreitar essas parcerias com os órgãos que são extremamente importantes para atender o público rural. Vamos começar o trabalho de desenvolvimento de políticas públicas e, nesse primeiro momento, a prefeitura entra com a assistência técnica para confecção de projetos”, destacou o secretário de Meio Ambiente.

O superintendente do INCRA disse ainda que pretende ativar, brevemente, a Unidade Municipal de Cadastro, que favorece o proprietário rural, assentado ou não, que precisa da Certidão de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR.

Segundo ele, muitos proprietários rurais precisam ir ao Rio de Janeiro uma vez ao ano para tirar esta certidão. A convite do secretário de Meio Ambiente, o superintendente do INCRA esteve no município para resolver essas pendências e tratar de questões em benefício desse público.

“A unidade em Rio das Ostras vai facilitar o acesso à certidão que é importante e fortalecer essa parceria é fundamental para políticas públicas no assentamento. Se não aplicarmos essas políticas, não conseguimos avançar nesse trabalho”, concluiu Carlos Castilho.

De acordo com o secretário Ronaldo Paes Leme, a Unidade Municipal de Cadastro deve ser estabelecida no Parque dos Pássaros ou no Centro de Apoio ao Produtor Rural, em Cantagalo.

Também participaram do encontro o coordenador da Secretaria de Gestão Pública, Rogério Abril, e o coordenador da Secretaria de Meio Ambiente, Diogo Pereira.